Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67406
Tipo: | TCC |
Título: | Uso de tecnologia digital nas aulas sobre perímetros no ensino médio: um relato de experiência no ensino remoto da EEMTI Desembargador Raimundo de Carvalho Lima |
Título em inglês: | Use of digital technology in classes on perimeters in high school: an experience report in remote teaching at EEMTI Desembargador Raimundo de Carvalho Lima |
Autor(es): | Guimarães, Carla Mikaene Jerônimo |
Orientador: | Araujo, Francisco Cleuton de |
Palavras-chave: | Educação à distância;Geometria;Software educativo PhET |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | GUIMARÃES, Carla Mikaene Jerônimo. Uso de tecnologia digital nas aulas sobre perímetros no ensino médio: um relato de experiência no ensino remoto da EEMTI Desembargador Raimundo de Carvalho Lima. 2019. 40 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza ,2019. |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo descrever a importância do uso de tecnologia digital na aprendizagem do aluno, assim como expor a abordagem de assuntos da geometria por meio da utilização de tecnologia. A presente monografia constitui também uma pesquisa sobre a problemática geral do ensino de Geometria no ensino médio, como também pretendemos verificar a potencialidade de práticas pedagógicas no ensino remoto. Veremos um breve relato de experiência de aprendizagem fazendo uso do software PHET, para situações que envolvem conhecimentos matemáticos de geometria. A metodologia utilizada baseou-se na necessidade de diversificar o ensino de matemática nesse período pandêmico, dentro de um contexto de ensino virtual remoto. A utilização desse software não será considerada como ferramenta principal, mas como auxílio didático na tarefa de desenvolver habilidades para aprender geometria e compreender a importância dessa prática nas aulas de matemática. As turmas escolhidas foram as do 1o ano do Ensino Médio e para atingir esse propósito foi aplicado uma avaliação diagnóstica de sondagem através de formulários feitos na plataforma Google Classroom, duas aulas explicativas de geometria com resoluções de problemas e o uso do software PHET. Os resultados foram analisados e comparados com as hipóteses levantadas previamente durante a fase de preparação e planejamento deste trabalho. O trabalho concluiu com aplicação prática da ferramenta digital, fazendo com que o educando se aproprie do conhecimento de forma dinâmica não só na escola como também em toda a sua vida cotidiana, possibilitando assim ser um estudante curioso e que aprenda a matemática de uma forma bem mais significativa e prazerosa. |
Abstract: | The present work has as main objective the importance of using digital technology in the student's learning, as well as exposing the approach of geometry subjects through the use of technology. The present monograph is also a research on a general problem of teaching Geometry in high school, as we also intend to verify the potential of pedagogical practices in remote education. We will see a brief account of the learning experience using the PHET software, for hypotheses involving mathematical knowledge of geometry. The methodology used was based on the need to diversify the teaching of mathematics in this pandemic period, within a remote virtual teaching context. The use of this software will not be considered as a main tool, but as a didactic aid in the task of developing skills to learn geometry and understand the importance of this practice in mathematics classes. The classes chosen were those from the 1st year of high school and in order to achieve this purpose, a diagnostic survey assessment was designed using forms made on the Google Classroom platform, two explanatory geometry classes with problem solving and the use of the PHET software. The results were realized and compared with the hypotheses previously raised during a preparation and planning phase of this work. The work developed with practical application of the digital tool, making the student to appropriately acquire knowledge in a dynamic way, not only at school but also throughout their daily life, thus making it possible to be a curious student who learns mathematics in a well more diminish and pleasurable. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67406 |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_cmjguimarães.pdf | 970,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.