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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Caracterização geotécnica de cinzas de carvão mineral e sua utilização como barreiras impermeabilizantes
Título en inglés: Geotechnical characterization of coal ash and its use as waterproofing barriers
Autor : Elias, Deyvid de Souza
Soares, Anderson Borghetti
Souza, Henrique Petisco de
Palabras clave : Cinzas;Geotecnia;Barreiras impermeabilizantes;Permeabilidade
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista Matéria
Citación : SOARES, A. B.; SOUZA, H. P.; ELIAS, D. S. Caracterização geotécnica de cinzas de carvão mineral e sua utilização como barreiras impermeabilizantes. Revista Matéria, vol. 26, n. 3, 2021. DOI: 10.1590/s1517-707620210003.13005
Resumen en portugués brasileño: Para adequar-se à realidade da sociedade contemporânea, a organização de todo e qualquer processo produtivo deverá prevê planos de gerenciamento de resíduos, que buscam encontrar alternativas técnicas, econômicas e ambientalmente viáveis para os subprodutos advindos de sua operação. Sob esta premissa as empresas Energia Pecém e Eneva, que gerenciam as Usinas Termelétricas Porto Pecém I e II, firmaram parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), visando o desenvolvimento de projeto científico que objetivava dar destinos adequados aos resíduos advindos da queima do carvão mineral nas UTE’s. O resultado foi o desenvolvimento de diversos trabalhos que avaliaram alternativas para o emprego das cinzas. O presente estudo verificou a possibilidade de empregar as cinzas em camadas de barreiras impermeabilizantes de fundo de aterros (liners). Foram realizados diversos ensaios geotécnicos com o intuito de caracterizar o material e verificar se o mesmo possui as propriedades necessárias a utilização proposta, como por exemplo, a condutividade hidráulica, que para este fim deverá ser inferior a 10-7 cm/s. Entretanto, observou-se variabilidade significativa nos valores dos parâmetros estudados, o que levou a necessidade de analisar o uso de um material composto, misturas de solo (areia argilosa) e cinza composta em diferentes proporções, que apresentou resultados mais consistentes, atingindo valores de condutividade hidráulica próximos aos exigidos para uso como liner. Dentre as misturas de solo e cinza analisadas, mistura denominada S70C30 (70% de massa de solo e 30% em massa de cinza), apresentou um coeficiente de permeabilidade saturada de 4,26x10-7 cm/s que juntamente com outras características geotécnicas, mostrou-se adequada para o uso proposto.
Abstract: In order to adapt to the reality of contemporary society, the organization of any and all productive processes should include waste management plans, which seek to find technical, economic and environmentally viable alternatives to the by-products arising from its operation. Under this premise the companies Energia Pecém and Eneva, which manage the Porto Pecém I and II thermoelectric plants, entered into a partnership with the Federal University of Ceará, aiming at the development of a scientific project that aimed to provide adequate destinations for the residues arising from the burning of coal in the thermoelectric plants. The result was the development of several works that evaluated alternatives for the use of ashes. The present study verified the possibility of using the ashes in layers of waterproofing barriers of landfills (liners). Several geotechnical tests were carried out in order to characterize the material and verify if it has the necessary properties for the proposed use, such as hydraulic conductivity, which for this purpose should be less than 10-7 cm/s. However, significant variability was observed in the values of the studied parameters, which led to the need to analyze the use of a composite material, mixtures of soil (clayey sand) and composite ash in different proportions, which presented more consistent results, reaching hydraulic conductivity values close to those required for use as a liner. Among the mixtures of soil and ash analyzed, a mixture called S70C30 (70% soil mass and 30% ash mass) had a saturated permeability coefficient of 4.26x10-7 cm/s which together with other geotechnical characteristics, was adequate for the proposed use.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67359
ISSN : 1517-7076
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEHA - Artigos publicados em revista científica

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