Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67283
Tipo: | TCC |
Título: | O ensino de matemática para deficientes auditivos |
Título em inglês: | Teaching mathematics to the hearing impaired |
Autor(es): | Freitas, Ana Paula de Sousa |
Orientador: | Rodrigues, Diego de de Sousa |
Palavras-chave: | Educação inclusiva;Deficientes auditivos;Ensino de matemática |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | FREITAS, Ana Paula de Sousa. O ensino de matemática para deficientes auditivos. 2020. 28 f. TCC (Graduação em Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracoiaba, 2020 |
Resumo: | Aprender já é um desafio em condições normais de ensino, agora imaginemos as dificuldades enfrentadas pelas as pessoas com necessidades especiais (cegos, surdos, deficientes físicos, Síndrome Down e demais deficiências...) para assimilar os conhecimentos repassados na escola. Diante desta questão este trabalho objetiva analisar as formas de ensino aprendizagem dos surdos na disciplina de Matemática, conhecer o processo de inclusão, apresentar as principais dificuldades encontradas por este público e conhecer os avanços conquistados pela comunidade dos surdos ao longo do tempo. Este trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica onde foi realizando consultas em trabalhos como: sites; e repositores, (disponibilizados por plataformas do governo), artigos, blogs, documentários, dissertações e outras fontes de autores reconhecidos como conhecedores na temática apresentada. As informações adquiridas foram muito relevantes e serviram de fundamentação no conhecimento da realidade do ensino aprendizagem em matemática dos surdos. |
Abstract: | Learning process is already a challenge in normal teaching conditions, otherwise, the difficulties faced by people with special needs (blind, deaf, handicapped, Down syndrome and other disabilities ...) to assimilate the knowledge transferred at school. Thus, this work aims to analyze the ways of teaching deaf learning in the discipline of mathematics, to know the inclusion process and to present the main difficulties encountered by this audience, and to know the advances achieved by the deaf community along the time. This work was developed through a bibliographic research where consultations were made in works such as: websites and repositories, (provided by government platforms), articles, blogs, documentaries, dissertations and other sources of authors recognized as knowledgeable in the theme presented, the information acquired was very relevant and served as a foundation in the knowledge of the reality of teaching deaf learning in mathematics. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67283 |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_apsfreitas.pdf | 633,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.