Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67273
Tipo: Dissertação
Título: O uso de uma sequência didática para provocar uma mudança conceitual em estudantes da 1ª série do ensino médio, no ensino de mecânica
Título em inglês: The use of a didactic sequence to provoke a conceptual change in students of the 1st grade of high school, in the teaching of mechanics
Autor(es): Cavalcante Júnior, José Gracias
Orientador: Almeida, Carlos Alberto Santos de
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino;Objetos educacionais de aprendizagem;Aprendizagem significativa;Physics - Study and teaching;Digital learning objects
Data do documento: Dez-2019
Citação: CAVALCANTE JÚNIOR, José Gracias. O uso de uma sequência didática para provocar uma mudança conceitual em estudantes da 1ª série do ensino médio, no ensino de mecânica. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: A busca pelo conhecimento cientificamente aceito é um caminho longo de se atingir, pois os estudantes possuem significado próprio para a grande maioria dos conteúdos e em muitos desses casos essas convicções são bem resistentes, como já foi verificado na literatura acadêmica (LEITE, 1993). Nessa pesquisa realizamos um estudo sobre as contribuições pedagógicas de uma Sequência de Ensino Investigativa. A pesquisa em si procurou responder a seguinte questão: qual é a contribuição para o avanço conceitual dos alunos da 1º série do Ensino Médio de uma escola da rede pública ao serem inseridos em uma atividade investigativa? Com essa finalidade, realizamos três atividades e mais um pré-teste, com a ajuda de simuladores educacionais digitais, que foram utilizados na mediação de uma aprendizagem significativa. O trabalho de campo ocorreu entre as messes de março e abril, em uma Escola Estadual de Educação Profissional no município de Senador Pompeu-CE. Com a sistematização dos resultados finais, foi perceptível que, antes da prática, existia a presença de várias concepções alternativas indicadas na literatura acadêmica e também de outras não citadas. Posteriormente à prática, verificou-se que um grande a maioria dos estudantes conseguiu superar as concepções intuitivas iniciais. Assim, esperamos que as contribuições promovidas por essa pesquisa possam fundamentar o trabalho de escolas e professores que não dispõem de laboratório físico, mas almejam oportunizar uma aprendizagem significativa por intermédio de metodologias investigativas
Abstract: The pursuit of scientifically accepted knowledge is a long way to go, as students have their own meaning for the vast majority of content and in many of these cases, these convictions are quite resistant, as has been verified in the academic literature (LEITE, 1993). In this research we conducted a study on the pedagogical contributions of an Investigative Teaching Sequence. The research itself sought to answer the following question: what is the contribution to the conceptual advancement of students in the 1st grade of a public school when they are inserted in an investigative activity? To this end, we performed three activities and one more pretest, with the help of digital educational simulators, which were used to mediate meaningful learning. The fieldwork took place between the months of March and April, in a State School of Vocational Education in the city of Senador Pompeu-CE. With the systematization of the final results, it was noticeable that, before the practice, there was the presence of several alternative conceptions indicated in the academic literature and also others not mentioned. After practice, it was found that a large majority of students were able to overcome the initial intuitive conceptions. Thus, we hope that the contributions promoted by this research can support the work of schools and teachers that do not have a physical laboratory, but aim to provide meaningful learning through investigative methodologies.
Descrição: Meaningful learning
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67273
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_jgcavalcantejunior.pdfDissertação2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_pe_jgcavalcantejunior.pdfProduto educacional892,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.