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Type: TCC
Title: Determinantes do abandono escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará
Authors: Queiroz, Lucas Gonçalves
Advisor: Castelar, Pablo Urano de Carvalho
Keywords: Abandono escolar - Ceará;Ensino Médio - Evasão escolar (Ceará)
Issue Date: 2022
Citation: Queiroz. Lucas Gonçalves. Determinantes do abandono escolar nas escolas públicas de ensino médio do estado do Ceará. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Finanças) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O abandono escolar é uma problemática amplamente abordada na literatura, isto porque suas consequências exercem influência negativa para as pessoas tanto individualmente quanto coletivamente. Nos últimos anos, o governo do Estado de Ceará implementou políticas que visam reduzir as taxas de abandono escolar e oferecer mais oportunidade aos alunos. Diante disto, este trabalho se propõe a estudar as causas que podem levar ao abandono, especificamente para 616 escolas de ensino médio da rede pública estadual do Estado do Ceará, para os anos de 2015 a 2019. Para realizar a análise dos dados, foi utilizado o modelo de Mínimos Quadrados Ordinários com Efeitos Fixos. Os resultados sugerem que a média de alunos por turma, a taxa de distorção idade-série e a taxa de reprovação são variáveis significativas para a amostra e influenciam positivamente a taxa de abandono. Em contrapartida, o percentual de docentes qualificados, a quantidade de horas-aula diárias e o índice de criminalidade influenciaram negativamente a variável de interesse. Para essa amostra, a variável Dengue, proxy utilizada como indicador de saúde, não se mostrou significante.
Abstract: School dropout is a problem widely addressed in the literature, because its consequences have a negative influence both on people individually and collectively. In recent years, the government of the State of Ceará has implemented policies that aim to reduce school dropout rates and provide more opportunities for students. In view of this, this work proposes to study the causes that can lead to dropout specifically for 616 public high schools in the state public network of the State of Ceará for the years 2015 to 2019. To perform the data analysis, the model was used Ordinary Least Squares with Fixed Effects. The results showed that the average number of students per class, the age-grade distortion rate and the failure rate are significant variables for the sample and positively influence the dropout rate. On the other hand, the percentage of well-qualified teachers, the number of daily class hours and the crime rate had a negative influence on the variable of interest. For this sample, the variable Dengue, the proxy used as a health indicator, was not significant.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67251
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