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dc.contributor.advisorSilva, Marcos Antônio Araújo-
dc.contributor.authorSousa Júnior, Cleiton Marcelino-
dc.date.accessioned2022-07-18T17:46:34Z-
dc.date.available2022-07-18T17:46:34Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUSA JÚNIOR, C. M. Uma análise do caráter ondulatório da luz no ensino médio como ferramenta de ensino. 2022. 53 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67191-
dc.description.abstractO conteúdo de Óptica Ondulatória ainda é pouco discutido em pesquisas na área de Ensino, entretanto os alunos apresentam dificuldades na aprendizagem e visualização de determinados fenômenos da Física sobre esse tema. O presente trabalho trata de uma proposta de ensino utilizando o Software SCRATCH como objeto de aprendizagem (OA) no Ensino de Física com o objetivo de minimizar as dificuldades de aprendizagem e motivar os estudantes no estudo da Óptica Física. Foi aplicada uma proposta didática para o estudo fenomenológico da Óptica Ondulatória, com professores atuantes no Ensino Médio de uma escola pública do município de Fortaleza -Ce. A análise de dados foi realizada através de um questionário aplicado com os professores para avaliar a proposta didática. Os resultados obtidos foram positivos em relação à motivação dos docentes para o uso da ferramenta (OA) e a contribuição no processo de Ensino e Aprendizagem. Após a análise dos dados obtidos, concluímos que o estudo mostrou uma potencialidade com o uso do SCRATCH e que essa proposta poderá servir de mediadora na avaliação ou revisão de determinados assuntos no Ensino de Física bem como nas atividades experimentais de baixo custo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectAtividade experimentalpt_BR
dc.subjectÓptica ondulatóriapt_BR
dc.titleUma análise do caráter ondulatório da luz no ensino médio como ferramenta de ensinopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorDias, Nildo Loiola-
dc.description.abstract-esThe content of Wave Optics is still little discussed in research in the area of Education, however, students have difficulties in learning and visualizing certain phenomena of Physics on this topic. The present work deals with a teaching proposal using the SCRATCH Software as a learning object (LO) in Physics Teaching with the objective of minimizing learning difficulties and motivating students in the study of Physical Optics. A didactic proposal was applied for the phenomenological study of wave optics, with teachers working in the High School of a public school in the city of Fortaleza -Ce. Data analysis was carried out through a questionnaire applied to the teachers to evaluate the didactic proposal. The results obtained were positive in relation to the teachers' motivation to use the tool (LO) and the contribution to the Teaching and Learning process. After analyzing the data obtained, we concluded that the study showed potential with the use of SCRATCH and that this proposal could serve as a mediator in the evaluation or review of certain subjects in Physics Teaching as well as in lowcost experimental activities.pt_BR
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