Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67090
Type: | TCC |
Title: | Como o trabalho do coordenador pode gerar impactos positivos nos resultados escolares: um estudo de caso |
Authors: | Souza Júnior, Teobaldo Gabriel |
Advisor: | Silva, Herbene Gurgel da |
Keywords: | Coordenadores educacionais;Rendimento escolar;Avaliação educacional;Gestão escolar;Avaliação da aprendizagem |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | SOUZA JÚNIOR, Teobaldo Gabriel. Como o trabalho do coordenador pode gerar impactos positivos nos resultados escolares: um estudo de caso. 2014. 47f. Monografia. (Especialização em Gestão Escolar) - Instituto UFC virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67090. Acesso em: |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A presente pesquisa procurou compreender a importância da figura denominada coordenador na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra de Juazeiro do Norte-CE, na melhoria dos resultados das avaliações internas e externas desta unidade de ensino o que presume um maior rendimento do processo ensino-aprendizagem. Além disso, este estudo procurou verificar, dentro da referida instituição, se os resultados obtidos após a implementação do sistema de gestão escolar do projeto Jovem de Futuro (JF), elaborado pelo Instituto Unibanco em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com a Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC-CE), trouxe efetivas melhorias na forma de os coordenadores auxiliarem na gerência da escola visando mostrar sua atuação no contexto da administração global de resultados provendo, também, subsídios aos profissionais da coordenação de outras escolas, para que estes possam entender melhor as atribuições do cargo e para que possam aprimorar o seu trabalho a partir das atitudes de sua gestão. Para tanto se estruturou esta investigação através de entrevista aberta semi-estruturada combinada com questionário direcionado que foi aplicado no núcleo gestor (diretora e coordenadores), professores, professores coordenadores de áreas (PCAs) e alunos com o intuito de se obter resultados para gerar discussão relevante sobre os números apresentados. |
Abstract: | This research sought to understand the importance of the figure named coordinator in High School Governor Adauto Bezerra in Juazeiro do Norte, State of Ceará, Brazil, in the improves the results of internal and external evaluations of this teaching unit which assumes a higher yield of the teaching-learning process. Additionally, this study sought to establish within this institution, if the results obtained after the implementation of the school management system called project “Jovem de Futuro - JF" (Young Future project - YF) which is developed by "Unibanco" Institute in partnership with the Ministry of Education (MEC, acronym in portuguese) MEC) and the Department Basic Education of the State of Ceará, (SEDUC-CE, acronym in portuguese) brought real improvements in the form of the coordinators assist in the management of the school aiming to show its performance in the context of the overall management results also providing subsidies to professional coordination of other schools so that they can better understand the duties of the position and so that they can improve their work from the attitudes of management. This research was structured through semi-structured open interviews combined with questionnaires directed that were answered by the administrative management of the school (principal and coordinators), teachers, head teachers of areas (PCAs, acronym in portuguese), and students in order to obtain results to generate discussion relevant on the figures presented. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67090 |
Appears in Collections: | EGE - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_tgsouzajunior.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.