Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67020
Tipo: TCC
Título : O comportamento ético do contador como profissional e como indivíduo
Autor : Carneiro, Casciana Maria
Tutor: Moreira, eanne Marguerite Molina
Palabras clave : Contador (Contabilidade) - Ética profissional;Responsabilidade profissional - Contabilidade;Ética profissional - Contabilidade
Fecha de publicación : 1999
Citación : CARNEIRO, Casciana Maria. O comportamento ético do contador como profissional e como indivíduo. 1999. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.
Resumen en portugués brasileño: A palavra Ética vem do grego ethos e significa costume, mas é com Aristóteles que ela passa a ser a ciência da moral. Para Aristóteles a Ética existe, sempre, para a busca incessante da felicidade, da virtude, da prudência e da justiça cultivada pelos homens. A Ética estabelece a retitude que deve ter os atos humanos, tendo por objetivo o estudo do comportamento do homem no meio social, questionando, em qualquer época, os conflitos decorrentes desse comportamento, quando não são absorvidos os valores éticos necessários. Há vários campos de atuação, formas e tipos de condutas éticas, como por exemplo, na história, na religião, na antropologia, na filosofia, na vida pessoal e na profissão, sendo essa última conduzida pelo código regulador das ações que determinam os modelos de conduta para seus membros. Assim, o Código de Ética busca assegurar padrões de bem-estar entre uma comunidade profissional, sempre adotando medidas para aqueles que violam a ética da profissão. O comportamento ético individual é a base de sustentação de todo ser humano, e, por conseqüência, de todo profissional, e por esse motivo há uma grande necessidade de aceitação de valores éticos tais como consciência, integridade, persistência, solidariedade, e muitos outros. Apesar disso, visualiza-se sempre alguns tipos de comportamentos que não são exatamente modelos de virtudes, podendo-se dizer, até mesmo que alguns deles fogem totalmente aos princípios éticos como por exemplo, a deslealdade, a irresponsabilidade, a imprudência, a imperícia, a corrupção, citando-se apenas os mais comuns. Daí surge a idéia de se elaborar um pequeno teste de avaliação pessoal quanto ao aspecto virtuoso, bem como, quanto às limitações próprias a serem sanadas. A vida em sociedade apresenta muitos problemas, e dentre estes, encontram-se os conflitos de interesses, que acontecem quando a solução de problemas envolve decisões conflitantes, na maioria das vezes, não conciliáveis. Nesse caso, uma das partes sempre será prejudicada quando a decisão é tomada. Para melhorar a tomada de decisão, quando do conflito de interesse, deve o profissional adotar medidas éticas que beneficiem o maior número de pessoas, para desse modo, ser digno de confiança e admiração por todos que fazem parte do seu convívio.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67020
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1999_tcc_cmcarneiro.pdf8,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.