Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/67015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Roniel Venâncio Alencar-
dc.contributor.authorPontes, Heráclito Lopes Jaguaribe-
dc.date.accessioned2022-07-08T18:44:39Z-
dc.date.available2022-07-08T18:44:39Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPONTES, H. L. J.; SANTANA, R. V. A. Aplicação da clusterização por K-means para criação de sistema de recomendação de produtos baseado em perfis de compra. Navus, v. 10, p. 1-14, 2020pt_BR
dc.identifier.issn2237-4558-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67015-
dc.description.abstractThe use of predictive machine learning models for big data is today one of the main trends to be explored by data science. Its application to the business world for a search of competitive differential is directly related to Business Intelligence so companies can make more assertive decisions. Thus, this paper proposes to apply a machine learning technique to create a product recommendation system based on customers' purchase profile, modeled for a product distribution company. For this purpose, the K-means clustering algorithm was used to group customers based on their purchase profile. Finally, the recommendation system's principle is based on a comparative analysis between customers in the same cluster and based on their geographic distances to recommend that item that sells well in one point of sales but does not perform so well in another. At the end of the application 70 clusters were generated for the entire range of customers of the company focused in the present study. Each customer in each cluster received a list containing 5 recommended products based on the comparison made with their close neighbors of similar buying profile.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherNavuspt_BR
dc.subjectSistemas de recomendaçãopt_BR
dc.subjectCiência de dadospt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectClusterizaçãopt_BR
dc.subjectBuziness intelligencept_BR
dc.titleAplicação da clusterização por K-means para criação de sistema de recomendação de produtos baseado em perfis de comprapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO uso de modelos preditivos de machine learning para big data se faz hoje uma das principais tendências a serem exploradas pela ciência de dados. Sua aplicação ao mundo dos negócios na busca por um diferencial competitivo se relaciona diretamente com o Business Intelligence para que assim as empresas passem a tomar decisões mais assertivas. Com isso, o presente artigo propõe-se a aplicar uma técnica de machine learning para a criação de um sistema de recomendação de produtos com base no perfil de compra dos clientes a partir da modelagem em uma empresa distribuidora de produtos. Para tanto foi utilizado o algoritmo de clusterização K-means para realização de agrupamentos dos clientes com base em seu perfil de compra. Por fim, o princípio de funcionamento do sistema de recomendação baseia-se na análise comparativa entre clientes de um mesmo cluster com base em suas distâncias geográficas para assim recomendar aquele item que vende bem em um estabelecimento, mas que não tem o mesmo desempenho em outro. Ao final da aplicação do sistema de recomendação de produtos foram gerados um total de 70 clusters para toda a gama de clientes da empresa foco do estudo. Cada cliente de cada cluster recebeu uma lista contendo 5 produtos recomendados com base na comparação realizada com seus vizinhos próximos de perfil de compra similar.pt_BR
dc.title.enApplying K-means clustering to create product recommendation system based on purchase profilept_BR
Aparece nas coleções:DEPR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_hljpontes.pdf4,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.