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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Avaliação do desempenho acústico e das características de superfície de camada porosa de atrito em meio urbano
Título en inglés: Evaluation of the acoustic performance and surface characteristics of porous friction courses in urban environments
Autor : Alecrim, Carla Marília Cavalcante
Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Peixoto, Nara Gabriela de Mesquita
Alves, Alessandro
Pinheiro, Gleidson Martins
Palabras clave : Camada porosa de atrito (CPA);Ruído pneu - Pavimento;Textura;Vias urbanas
Fecha de publicación : 2022
Editorial : Transportes
Citación : BRANCO, V. T. F. C. et al. Avaliação do desempenho acústico e das características de superfície de camada porosa de atrito em meio urbano. Transportes, Vol. 30, n. 1, p. 1-14, 2022.
Resumen en portugués brasileño: A Camada Porosa de Atrito (CPA) é utilizada, dentre outros locais, em rodovias ou em pistas de pouso e decolagem, para promover melhorias funcionais no pavimento. Em Fortaleza, a CPA está sendo utilizada em vias urbanas. O objetivo desse artigo é avaliar o desempenho acústico e de superfície das CPAs aplicadas nessas vias. Para isso, foram realizados ensaios acústicos (método da passagem controlada) em vias com revestimentos em CPA e em Concreto Asfáltico (CA). Foram realizados ensaios tradicionais de micro e macrotextura, além da utilização da técnica de Close-Range Photogrammetry (CRP) para a obtenção de parâmetros da superfície. A CPA mostrou-se eficiente na redução do ruído no meio urbano (até 5,6 dB (A)). A micro e a macrotexturas das CPAs não foram melhores do que um CA convencional nessas vias. A técnica de CRP possibilitou a obtenção de parâmetros que caracterizam melhor revestimentos de textura negativa como a CPA.
Abstract: Porous Friction Courses (PFC) are used, among other places, on highways or runways to promote functional improvements to the pavement surface. In Fortaleza, PFCs are used in urban roads. The aim of this paper is to evaluate the acoustic and surface performance of PFCs in these types of roads. In order to achieve this purpose, acoustic tests (controlled pass-by method) were performed on roads where PFCs and dense Asphalt Concrete (AC) were used as wearing courses. Traditional micro and macrotexture tests were performed and, in addition, the Close-Range Photogrammetry (CRP) technique was used to obtain surface parameters. PFCs were found to be efficient in reducing noise in the urban environment (up to 5.6 dB (A)). The micro and macrotextures for PFCs were similar to those of a conventional AC. The CRP technique allowed the obtention of parameters that betteer characterize negative texture surfaces, which is the case of PFCs.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66999
ISSN : 2237-1346
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