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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desenvolvimento de pavimento semirrígido adaptado para região amazônica com cimento, zeólito sintético e solo de subleito
Autor(es): Almeida, Daniel Jardim
Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Baia, Marcos Valerio Mendonça
Campelo, Nilton de Souza
Palavras-chave: Pavimentação;Zeólito sintético;Solo - Cimento;Amazonas
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Militar de Ciência e Tecnologia
Citação: OLIVEIRA, F. H. L. et al. Desenvolvimento de pavimento semirrígido adaptado para região amazônica com cimento, zeólito sintético e solo de subleito. Revista Militar de Ciência e Tecnologia, Vol. 38, n. 3, p. 14-26, 2021.
Resumo: Situações atípicas da região amazônica, caracterizadas por solos de baixa capacidade de suporte e pela escassez de agregados graúdos, despertam a necessidade do desenvolvimento de soluções específicas para pavimentação. Somado a isso, o regime intenso de chuvas, as inundações sazonais e o isolamento tecnológico limitam o período útil de execução das obras. Deste modo, são propostos procedimentos executivos de pavimento de rápida execução que consiste em camada única de base semirrígida utilizando-se do próprio solo de subleito estabilizado com cimento e aditivo químico a base de zeólito sintético. Os procedimentos são avaliados por intermédio de estudo de caso localizado em estrada militar, vicinal à AM-010. Desenvolveu-se o dimensionamento do pavimento, a execução e avaliação técnica por inspeção visual e ensaios de resistência. Pode-se concluir que o pavimento de base de solo-cimento-aditivo surge com uma alternativa em regiões com escassez de geomaterial, tempo de execução limitado e risco de inundações.
Abstract: The Amazon region is characterized by unusual situations such as low support capacity or scarcity of coarse ag gregates that motivate the interest to develop specific paving solutions. In addition, the intense rain regime, seasonal floods and technological isolation reduce the period of work for carrying out the works. Thus, work procedures for fast execution pavement are proposed, which consists of a single layer of semi-rigid base using the subgrade soil stabilized with cement and chemical additive based on synthetic zeolite. Procedures are evaluated through a case study located on a military road, adjacent to AM-010. Pavement dimensioning, execution and technical evaluation by visual inspection and resistance tests were developed. It can be concluded that the soil-cement-additive base pavement appears as an alternative in regions with geomaterial scarcity, limited execution time and risk of flooding.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66995
ISSN: 2316-4522
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