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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Análise de variações temporais na estimação de acidentes em segmentos arteriais urbanos
Autor : Sobreira, Lucas Tito Pereira
Cunto, Flávio José Craveiro
Palabras clave : Modelos de previsão de acidentes;Equações de estimação generalizada;Segurança viária;Acidentes de trânsito
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Transportes
Citación : CUNTO, F. J. C.; SOBREIRO, L. T. P. Análise de variações temporais na estimação de acidentes em segmentos arteriais urbanos. Transportes, Vol. 22, n. 3, p. 128-137, 2014.
Resumen en portugués brasileño: Os modelos de previsão de acidentes (MPA) tem se destacado como ferramenta estatística com potencial para aperfeiçoar os estudos de segurança viária. A utilização de séries históricas de acidentes de trânsito na calibração de MPA introduz uma correlação temporal entre as observações de uma mesma entidade representando uma fonte adicional de viés ao processo de modelagem. Este trabalho objetiva avaliar o efeito de tendências temporais no desenvolvimento de MPA para segmentos arteriais urbanos em Fortaleza. Foram desenvolvidos MPA a partir dos modelos lineares generalizados (MLG) e das equações de estimação generalizada (EEG) para uma amostra de 283 segmentos com o total de acidentes para os anos de 2007 a 2011 assumindo diversas estruturas de correlação temporal. Os resultados não corroboram a hipótese da existência de tendência temporal na amostra, entretanto, os MLG calibrados com coeficientes individuais para cada ano tiveram desempenho superior aos modelos temporalmente agregados.
Abstract: Accident Prediction Models (APM) have emerged as a statistical tool with the potential to improve road safety studies. The use of time series of traffic accidents in the calibration of APM introduces a temporal correlation between observations of the same entity representing an additional source of bias to the modeling process. This study evaluates the effect of temporal trends in the development of APM for urban arterial segments in Fortaleza. APM were developed from generalized linear models (GLM) and generalized estimating equations (GEE) for a sample of 283 segments with the total number of accidents for the years 2007 to 2011 assuming various structures of temporal correlation. The results do not support the hypothesis of temporal trends in the sample, however, the GLM developed with individual coefficients for each year outperformed the temporally aggregated models.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66992
ISSN : 2237-1346
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