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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Desempenho da segurança viária na modelagem integrada do uso do solo e transporte-estudo de caso: Projeto Fortaleza 2040
Autor : Sousa, Francelino Franco Leite de Matos
Cunto, Flávio José Craveiro
Palabras clave : Planejamento integrado;Desempenho da segurança viária;Modelagem integrada
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Transportes
Citación : CUNTO, F. J. C.; SOUSA, F. F. L. M. Desempenho da segurança viária na modelagem integrada do uso do solo e transporte-estudo de caso: Projeto Fortaleza 2040. Transportes, Vol. 26, n. 4, p. 158-168, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Por conta de sua importância, observa-se que nos últimos anos há cada vez mais estudos considerando a segurança viária como um componente necessário ao processo de planejamento de transportes. Esse trabalho propõe e aplica um método de estimação do Desempenho da Segurança Viária (DSV) na etapa de avaliação de alternativas do processo de planejamento integrado. O método proposto se baseia na estimação do risco de acidentes por cenário de análise, que incorpore a abrangência e a capacidade de redução de acidentes de cada intervenção. No Projeto Fortaleza 2040, esse método foi aplicado com o auxílio da plataforma de modelagem integrada Tranus. Os resultados indicam uma redução de 22% e de 20% no número de acidentes com vítimas feridas e fatais, respectivamente. Verificou-se também um acréscimo no número de acidentes envolvendo pedestres, por causa do aumento dos deslocamentos a pé.
Abstract: Due to its importance, it is observed that in the last years there are more and more studies considering road safety as a necessary component in the transportation planning process. This work proposes and applies a method of estimation of Road Safety Perfomance in the scenario evaluation phase of the integrated planning process. The proposed method is based on the estimation of risk factors by analysis scenario, which in-corporates the scope and the accident reduction capacity of each intervention. In the Fortaleza 2040 Project, this method was applied using the integrated Tranus modeling platform. The results indicate a reduction of 22% and 20% in the number of accidents with injured and fatal victims, respectively. There was also an increase in the number of accidents involving pedestrians, due to the increase in walking-based trips.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66991
ISSN : 2237-1346
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