Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66987
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Avaliação dos impactos do metrô na acessibilidade da população de baixa renda aos postos de trabalho em Fortaleza |
Autor : | Freire, Renan Monteiro Carioca Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro Lopes, André Soares Sousa, Francelino Franco Leite de Matos |
Palabras clave : | Avaliação de políticas públicas em transporte urbano;Planejamento da acessibilidade;Transporte público |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Transportes |
Citación : | LOUREIRO, C. F. G. et al. Avaliação dos impactos do metrô na acessibilidade da população de baixa renda aos postos de trabalho em Fortaleza. Transportes, Vol. 27, n. 3, p. 144-156, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | O paradigma de planejamento de transportes vigente, cujo foco reside não só na mobilidade das pessoas mas especialmente na sua acessibilidade às atividades urbanas, se baseia em princípios de sustentabilidade e equidade visando reduzir desigualdades socioespaciais, promovendo assim melhor qualidade de vida e justiça social. Nesse contexto de tomada de decisão, este trabalho teve o objetivo de avaliar os impactos advindos das melhorias operacionais propostas nas linhas Sul e Oeste do Metrofor sobre a problemática do acesso aos postos de trabalho da população de baixa renda em Fortaleza. O método de avaliação ex-ante proposto, assumindo a premissa social do igualitarismo, emprega indicadores de acessibilidade baseados em utilidade, obtidos através do logsum, para levantar hipóteses relacionadas à distribuição espacial das zonas mais ou menos beneficiadas pela intervenção, assim como a dispersão dos impactos sobre o grupo socialmente mais vulnerável. Conclui-se que as ações propostas são eficazes ao elevar os níveis de acessibilidade das zonas consideradas críticas, embora com efeitos limitados se não acompanhadas de políticas públicas de uso do solo. |
Abstract: | The current transportation planning paradigm, which focus lies not only on people’s mobility but specially on their access to urban activities, is based on sustainability and equity principles aiming to reduce socios-patial inequalities, thus fostering better quality of life and social justice. In such a decision-making context, this paper’s main objective is to assess how operational investments in Metrofor’s South and West lines impact on the accessibility to jobs experienced by the low-income population in Fortaleza. The proposed ex-ante assessment method, assuming the egalitarianism social premise, uses a utility-based accessibility indicator, derived from the logsum concept, to help raise hypotheses related to the zones’ spatial distribution more or less benefited from the intervention, as well as the dispersion of the impact over the most vulnerable social group. It is concluded that the proposed actions are effective in raising accessibility levels in critical zones, although with limited effects if not coupled with land-use public policies. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66987 |
ISSN : | 2237-1346 |
Aparece en las colecciones: | DET - Artigos publicados em revista científica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_cfgloureiro.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.