Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66977
Tipo: Tese
Título: Avaliação da gestão em escolas da rede estadual de ensino profissional em Fortaleza-CE e os efeitos da Lei n. 13.415 para a reforma do ensino médio
Autor(es): Silva, Denize de Melo
Orientador: Lima, Marcos Antonio Martins
Palavras-chave: Avaliação da gestão;Reforma do Ensino Médio;Modelo TESE;Escolas profissionais;Management assessment;High School Reform;TESE Model;Professional schools
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Denize de Melo. Avaliação da gestão em escolas da rede estadual de ensino profissional em Fortaleza-CE e os efeitos da Lei n. 13.415 para a reforma do ensino médio. Orientador: Marcos Antonio Martins Lima. 2022. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esta tese buscou propor um modelo de gestão teórico-conceitual a ser implementado nas escolas profissionais da rede pública estadual de ensino localizadas no município de Fortaleza-CE, modelo esse desenvolvido em 4 polos, em consonância com a estratégia metodológica quadripolar proposta por Bruyne et al. (1977). No polo epistemológico, adentrou-se na epistemologia de Karl Marx a partir do materialismo histórico-dialético e das aproximações entre as categorias trabalho e educação. No polo teórico, verificou-se a trajetória histórica e legal da gestão educacional no Brasil, atentando para o contexto histórico das avaliações externas a partir da política nacional de avaliação. No polo morfológico, adotou-se o modelo operacional TESE, situado por meio do modelo conceitual de Jean Lave. No polo técnico, a pesquisa foi do tipo descritiva, explicativa e exploratória, realizada por meio de pesquisa de campo em 7 (sete) escolas profissionais situadas no município de Fortaleza-CE. A coleta dos dados foi composta por duas etapas. A primeira etapa abrangeu a aplicação de questionário fechado com 9 (nove) estruturas essenciais mapeadas com 47 indicadores relativos ao modelo TESE destinado a (n=54) professores e (n=34) discentes oriundos das EEEPs, aplicados, em virtude da pandemia da Covid-19, por meio de formulário eletrônico (Google forms). A segunda etapa compreendeu a observação e contextualização das variáveis analisadas por meio da aplicação de roteiro com oito assertivas abertas destinadas aos 10 gestores das EEEPs. As entrevistas foram realizadas com a adoção de conferências em formato online (Google meet). A análise de dados, quanto ao seu aspecto quantitativo, foi realizada com o apoio do software Jamovi. A análise qualitativa, por sua vez, foi amparada no software Atlas.ti 7 (Computer Assisted Qualitive Data Analysis Software) para compreensão dos discursos provenientes dos gestores das EEEPs. Verificou-se, por meio dos dados, a compreensão das estruturas essenciais presentes no modelo TESE como elementos adotados para o monitoramento e acompanhamento do trabalho evidenciado pela gestão; porém, faz-se necessário um delineamento das ações a partir das demandas apresentadas pelas escolas e comunidade escolar, no intento de ocasionar melhorias na dinâmica das escolas profissionais e na organização institucional dos processos de gestão e avaliação.
Abstract: This thesis sought to propose a theoretical-conceptual management model to be implemented in professional schools of the state public education network located in the city of Fortaleza-CE, a model developed in 4 poles, in line with the quadripolar methodological strategy proposed by Bruyne et al. (1977). In the epistemological pole, the epistemology of Karl Marx was entered from the historical-dialectical materialism and the approximations between work and education categories. In the theoretical pole, the historical and legal trajectory of educational management in Brazil was verified, paying attention to the historical context of external evaluations from the national evaluation policy. In the morphological pole, the operational model TESE was adopted, situated through the conceptual model of Jean Lave. In the technical pole, the research was descriptive, explanatory and exploratory, carried out through field research in 7 (seven) professional schools located in the city of Fortaleza-CE. Data collection consisted of two stages. The first stage covered the application of a closed questionnaire with 9 (nine) essential structures mapped with 47 indicators related to the TESE model intended for (n=54) teachers and (n=34) students from EEEPs, applied, due to the pandemic of Covid19, through an electronic form (Google forms). The second stage comprised the observation and contextualization of the variables analyzed through the application of a script with eight open statements aimed at the 10 managers of the EEEPs. The interviews were carried out using online conferences (Google meet). Data analysis, regarding its quantitative aspect, was carried out with the support of the Jamovi software. The qualitative analysis, in turn, was supported by the Atlas.ti 7 software (Computer Assisted Qualitive Data Analysis Software) to understand the discourses coming from the managers of the EEEPs. It was verified, through the data, the understanding of the essential structures present in the TESE model as elements adopted for the monitoring and follow-up of the work evidenced by the management; however, it is necessary to outline the actions based on the demands presented by schools and the school community, in an attempt to bring about improvements in the dynamics of professional schools and in the institutional organization of management and evaluation processes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66977
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tese_dmsilva.pdf5,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.