Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66911
Tipo: | TCC |
Título: | Análise de uma plataforma de monitoramento de condições climáticas com o intuito de fomentar dados visando o desenvolvimento do discente da UFC - Campus Crateús |
Autor(es): | Silva, Luan Sales |
Orientador: | Lima, Sandro Vagner de |
Palavras-chave: | Plataforma arduino;Condições climáticas;Diretrizes curriculares |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | SILVA, Luan Sales. Análise de uma plataforma de monitoramento de condições climáticas com o intuito de fomentar dados visando o desenvolvimento do discente da UFC - Campus Crateús. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66911. Acesso em: |
Resumo: | A concepção de atividades práticas que representam a realidade enfrentada pelos egressos da UFC em Campus Crateús é uma necessidade pedagógica atual na prática da docência no Campus. Geralmente, embora seja necessário a realização de atividades práticas durante o ciclo formativo do egresso, como demonstra o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia Ambiental e Sanitária, os instrumentos comerciais usados para executar tais atividades possuem um alto custo de aquisição e manutenção, dificultando a consolidação de um currículo mais contextualizado com as necessidades atuais e com as Novas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Engenharias. Portanto, o objetivo desse trabalho foi analisar a viabilidade técnica da construção de um sistema de baixo custo para monitoramento e caracterização de sistemas fotovoltaicos para fins educacionais e científicos. Dessa forma, o uso da plataforma Arduino viabilizou a realização do presente projeto de graduação, tendo em vista o seu baixo custo de aquisição e operação e a sua prototipação que detém a capacidade de executar trabalhos simples ou complexos com o uso de sensores específicos. Assim, este projeto é um design science baseado na validação dos dados coletados no protótipo projetado. A metodologia do projeto foi dividida em 3 etapas, sendo elas : a) Procedimento de coleta de dados, onde foi realizada a conexão dos sensores com a plataforma e sua programação de funcionamento, sendo estes: sensor de chuva YL-83, sensor de temperatura e umidade DHT11, sensor de temperatura DS18B20, sensor de tensão e corrente e um módulo fotovoltaico para que os dados possam ser obtidos; b) Análise dos dados, onde ocorreu o tratamento e calibração dos dados e; c) Liberação para o uso, onde foi liberado em forma digital uma planilha no formato .xlsx na plataforma google sheets para consulta gratuitamente. A partir dos dados coletados pode-se concluir que a plataforma usada retornou um resultado positivo dado sua boa reprodutividade ao se comparar os dados obtidos com os fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), comprovando a eficiência da plataforma arduino com sensores de baixo custo, devido à ocorrência de variações pequenas quando comparadas aos sistemas de alto custo. Constatou-se assim, a viabilidade do uso de sistemas automáticos de captação de informações atmosféricas como ferramenta pedagógica para a qualificação dos egressos na área de gestão energética e monitoramento das condições climáticas. |
Abstract: | The conception of practical activities that represent the reality faced by UFC graduates on Campus Crateús is a current pedagogical need in the practice of teaching on the Campus. Generally, although it is necessary to carry out practical activities during the graduate’straining cycle, as demonstrated by the Pedagogical Project of the Environmental and SanitaryEngineering Course (PPC), the commercial instruments used to carry out such activities havea high acquisition and maintenance cost, making it difficult to consolidate a curriculum that ismore contextualized with current needs and with the New Curriculum Guidelines for EngineeringCourses. Thus, the objective of this work was to analyze the technical feasibility of building a low-costsystem for monitoring and characterizing photovoltaic systems for educational and scientificpurposes. In this way, the use of the Arduino platform made it possible to carry out the present graduation project, in view of its low acquisition and operation cost and its prototyping that has the ability to perform simple or complex works with the use of specific sensors. Thus, this project is a design science based on the validation of the data collected in the designed prototype. The project methodology was divided into 3 stages: a) Data collection procedure, where the sensors were connected to the platform and its operating schedule, namely: YL-83 rain sensor, temperature sensor and humidity DHT11, temperature sensor DS18B20, voltage and current sensor and a photovoltaic module so that the data can be obtained; b) Data analysis, where data processing and calibration took place and; c) Release for use, where a spreadsheet in .xlsx format was released on the google sheets platform for consultation free of charge. From the data collected it can be concluded that the platform used returned a positive result given its good reproducibility when comparing the data obtained with those provided by the National Institute of Meteorology (INMET), proving the efficiency of the Arduino platform with low cost sensors , due to the occurrence of small variations when compared to high cost systems. Thus, the feasibility of using automatic systems for capturing atmospheric information as a pedagogical tool for the qualification of graduates in the area of energy management and monitoring of climatic conditions was verified. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66911 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA AMBIENTAL - CRATEÚS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_lssilva.pdf | 7,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.