Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66681
Tipo: Dissertação
Título : Cooperação intersistêmica em apoio à educação profissional e tecnológica
Autor : Oliveira, Eduardo Mendes de
Tutor: Soares, José Marques
Co-asesor: Serra, Antônio de Barros
Palabras clave : Teleinformática;Serviços da Web
Fecha de publicación : 2009
Citación : OLIVEIRA, E. M. Cooperação intersistêmica em apoio à educação profissional e tecnológica. 2009. 119 f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
Resumen en portugués brasileño: Diversas aplicações computacionais de apoio à educação vêm sendo continuamente implementadas de maneira independente e isolada. Nesse contexto, a colaboração pode extrapolar a relação interpessoal e englobar a interação entre recursos, permitindo que ferramentas distintas cooperem na realização de funcionalidades pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem. Nota-se, atualmente, um esforço para a construção de ferramentas e conteúdos interoperáveis que possam ser reutilizados e compartilhados, haja vista o alto custo e complexidade da produção destes recursos, de forma que possam ser somados no sentido do desenvolvimento de ferramentas mais completas e abrangentes. Entre as abordagens de integração de sistemas, a orientação a serviços aparece como a forma mais utilizada. Nesse sentido, esta dissertação estuda os aspectos relacionados à integração de ferramentas desenvolvidas para dar apoio ao processo de ensino e aprendizagem e apresenta a concepção, a modelagem e a implementação de um ambiente orientado a serviços para o InterRed, um repositório de conteúdos pedagógicos digitais, ou Objetos de Aprendizagem (OAs), especialmente concebido para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A fim de avaliar a eficácia desses recursos de integração, foi desenvolvida uma solução que permite ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle consumir os serviços desenvolvidos para o InterRed.
Abstract: Several computer applications to support education have been continuously implemented on a separate and isolated way. In this context, the collaboration can extrapolate the interpersonal relationship and include the interaction between resources, allowing different tools to cooperate in carrying out relevant functions to the process of teaching and learning. There is currently an effort to build interoperable tools and content that can be reused and shared, given the high cost and complexity of the production of these resources, so that can be added towards the development of more complete and comprehensive tools. Among the approaches to systems integration, the service-oriented computing appears as the most used. In that sense, this dissertation examines aspects related to the integration of tools developed to support the teaching and learning process and presents the design, modeling and implementation of a service-oriented environment for InterRed, a repository of educational digital content, or Learning Objects (LOs), specifically designed for the Federal Network of Vocational and Technological Education. In order to prove the effectiveness of these integration resource, a solution that allows the Virtual Learning Environment Moodle to use the services developed for the InterRed has been developed.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66681
Aparece en las colecciones: DETE - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_dis_emoliveira.pdf6,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.