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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Modelagem probabilística do tempo de resposta de motoristas em interseções semaforizadas no VISSIM
Título en inglés: Probabilistic modelling of drivers response me in signalized intersections using VISSIM
Autor : Fontes, Diego Barbosa
Araújo, Alessandro Macêdo de
Castro Neto, Manoel Mendonça de
Palabras clave : Tempo de reação;Microssimulação;Atraso veicular;Capacidade de interseções
Fecha de publicación : 2022
Editorial : Transportes
Citación : FONTES, D. B. et al. Modelagem probabilística do tempo de resposta de motoristas em interseções semaforizadas no VISSIM. TRANSPORTES, [s.l.], Vol. 30, n. 1, 2022.
Resumen en portugués brasileño: O principal objetivo deste trabalho foi implementar, no microssimulador VISSIM, um modelo probabilístico para o tempo de resposta dos motoristas de uma aproximação semaforizada e avaliar os efeitos dessa modelagem no desempenho do tráfego. A partir de dados de uma interseção semaforizada localizada na cidade de Fortaleza foram realizadas análises estatísticas do tempo de resposta por posição do veículo na fila, por faixa de tráfego, por tipo de veículo e por movimento. Essas análises embasaram a modelagem do tempo de resposta pela distribuição de probabilidade encontrada, a log-normal, a qual foi implementada no VISSIM por meio de algoritmo externo de programação desenvolvido em Python. Para avaliar a importância dessa implementação, foram comparados os resultados de atraso médio, de tamanho de fila médio e de capacidade com os resultados das simulações realizadas com a modelagem default do VISSIM. As simulações realizadas com o modelo probabilístico do tempo de resposta resultaram em maiores atrasos e tamanhos de fila e em menores capacidades do que as obtidas com a modelagem default do software.
Abstract: The main objective of this work is to implement, in the microscopic simulator VISSIM, a probabilistic model for the driver response time in signalized intersections, and to evaluate the effects of this model on traffic performance. Based on data from a signalized intersection located in Fortaleza, statistical analyses of the response time were conducted by vehicle position in the queue, traffic lane, vehicle type and movement type. Theses analyses led to the modeling of the response time by a probability distribution, log-normal, which was implemented in VISSIM by an external algorithm programmed in Python. To assess the importance of this implementation, the results of delay, queue size and capacity were compared with the results of the simulations performed by the default modeling of VISSIM. The simulations conducted with the probabilistic response time model resulted in higher delays and queue lengths, and in lower capacities than those obtained by the default modeling of the software.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66512
ISSN : 2237-1346
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