Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66507
Tipo: Dissertação
Título : Estrutura agrária, fluxo migratório e a formação de favelas no Estado do Ceará: um estudo de caso na cidade de Fortaleza
Autor : Vieira, Rogério Oliveira de Castro
Tutor: Mayorga Mera, Ruben Dario
Palabras clave : Estrutura agrária;Favelas - Formação
Fecha de publicación : 1992
Citación : VIEIRA, Rogério Oliveira de Castro. Estrutura agrária, fluxo migratório e a formação de favelas no Estado do Ceará: um estudo de caso na cidade de Fortaleza. 1992. 149 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1992. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66507. Acesso em: 23 jun. 2022.
Resumen en portugués brasileño: O problema das grandes cidades vem crescendo com o forte processo de êxodo que ocorreu e ocorre em todo o planeta, principalmente em regiões como a nordestina, que preenche os requisitos de altos índices de pobreza, concentração agrária e população rurícula de baixo nível cultural. No centro disto as relações de trabalho e o apresamento dos organismos públicos pelas classes do determinantes faz com que as grandes cidades da região sejam invadidas por levas de retirantes, ocorrendo o surgimento de comunidades faveladas da noite para o dia, sendo difícil um alto padrão de sanitarismo. segurança e bem estar condizentes com uma vida digna. O estado do Ceara, que encontra-se dentro deste contexto como nenhum outro, possui alta concentração de terras e elevados níveis de pobreza, possuindo um alto percentual de retirantes, e cidade que cresce em número de habitantes com metade de sua o pulação composta por retirantes. O problema das comunidades periféricas dos grandes centros encontram nos poucos recursos do campo um forte aliado, já os residentes. embora possuindo um padrão de vida inferior condizentes com uma vida digna, em sua grande maioria preferem os nativos da vida urbana ao difícil convívio das atividades. campestres. No Brasil causador do êxodo rural e responsável pela miséria nos grandes centros é a estrutura fundiária imperante, determina uma desigual distribuição de renda e consequentemente níveis de pobreza da maior parte da população. impossibilita seu acesso à educação, saúde e habitação. Outro grande problema que deve ser resolvido e o alto crescimento da população relativa no campo e nas cidades, o que faz com que as necessidades e sempre maiores que as soluções, principalmente em função das míticas governamentais adotadas, voltadas para soluções paliativas e de curto prazo.
Descripción : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66507
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1992_dis_rocvieira.pdf25,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.