Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66391
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Produção e composição química da Serapilheira na Floresta da Tijuca
Autor(es): Oliveira, Rogério Ribeiro de
Lacerda, Luiz Drude de
Palavras-chave: Rio de Janeiro - Parque Nacional da Tijuca (RJ);Nutrientes;Biodiversidade
Data do documento: 1993
Instituição/Editor/Publicador: Brazilian Journal of Botany
Citação: OLIVERA, Rogério Ribeiro de; LACERDA, Luiz Drude de. Produção e composição química da Serapilheira na Floresta da Tijuca. Producao e Composicao Quimica da Serrapilheira na Floresta da Tijuca. Brazilian Journal of Botany, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 93-99, 1993.
Resumo: Foi estudada durante um ano a produção de serapilheira e a sua correspondente entrada de nutrientes no Parque Nacional da Tijuca (RJ) com o uso de 15 coletores circulares com área de 0,3 m², utilizados em duas áreas amostrais. A serrapilheira era recolhida com periodicidade semanal e seca em estufa até peso constante, sendo pesadas separadamente as frações folhas, galhos, elementos reprodutivos e resíduos. Alíquotas foram separadas para análise em espectrofotômetro de absorção atômica. Os elementos k, Ca, Mg, Fe, Cu, Mn, Zn, Na e Pb. O retorno de nutrientes ao solo foi de K = 55, Ca = 77, Mg = 27, Fe = 0,6, C= 0,1, Mn = 3,3, Zn = 0,5, Na = 16.9 e Pb = 0,14 kg/ha/ano. O retorno dos íons Na, K e Mg foi superior ao reportado por outros estudos, sendo o mesmo atribuído à proximidade da área amostral em relação ao mar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66391
ISSN: 0100-8404
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1993_art_rroliveira.pdf5,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.