Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66356
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Carlos Américo Leite | - |
dc.contributor.author | Lopes, Rosângela de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T17:33:15Z | - |
dc.date.available | 2022-06-09T17:33:15Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Rosângela de Almeida. Acessibilidade no corredor expresso: uma avaliação da política pública adotada no Sistema BRT da Avenida Bezerra de Menezes no município de Fortaleza. Orientador: Carlos Américo Leite Moreira. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66356 | - |
dc.description.abstract | The Bus Rapid Transit (BRT) of the express corridor of Bezerra de Menezes Avenue, implemented in 2015, had accessibility and equity in displacements as its premises. In order to evaluate the public policy of urban mobility contemplated by Law No. 12,587 of January 3, 2012, from the perspective of the development and guarantee of accessibility on this avenue, this work describes the scenario and trajectory of interventions carried out along the road, as well as the disorders, difficulties and improvements to users of public transport, verified after actions carried out by the city of Fortaleza, in the management of former mayor Roberto Claudio Bezerra, between 2015 and 2020. Before deepening the analysis and questioning about the platforms of embarkation and disembarkation - stations of access to buses along the route of the road - there is a theoretical discussion about urbanization, socio-spatial segregation, accessibility, urban mobility, and public transport, founding categories that represent the basis for understanding and discussing the effectiveness or not of accessibility in the express corridor. As a theoretical-methodological proposal, the research is based on the postconstructivist paradigm of Raul Lejano (2012), which seeks a fusion of the text of politics with the context of reality where the policy is effective, and on the in-depth evaluation of Lea Rodrigues (2008), who proposes a more in-depth evaluation of public policies, looking at the relevance that offers the context for understanding the formulation of public policies. Data collection permeates the bibliographic and documentary survey, and is materialized with on-site observation, questionnaires and semi-structured interviews, which were submitted to content analysis, as a data analysis procedure | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Bus Rapid Transit (BRT) | pt_BR |
dc.subject | Avenida Bezerra de Menezes | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.subject | Accessibility | pt_BR |
dc.subject | Urban mobility | pt_BR |
dc.subject | Public policy | pt_BR |
dc.subject | Public transport | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade no corredor expresso: uma avaliação da política pública adotada no Sistema BRT da Avenida Bezerra de Menezes no município de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Bus Rapid Transit (BRT) do corredor expresso da avenida Bezerra de Menezes, implementado em 2015, teve como premissas a acessibilidade e a equidade nos deslocamentos. Com o objetivo de avaliar a política pública de mobilidade urbana contemplada pela Lei nº 12.587 de 3 de janeiro de 2012, sob a ótica do desenvolvimento e da garantia da acessibilidade na referida avenida, este trabalho descreve o cenário e a trajetória das intervenções realizadas ao longo da via, bem como transtornos, dificuldades e benfeitorias aos usuários do transporte público, verificados após ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, na gestão do ex-prefeito Roberto Claudio Bezerra, entre 2015 e 2020. Antes de aprofundar as análises e os questionamentos acerca das plataformas de embarque e desembarque – estações de acesso aos ônibus no percurso da via – há uma discussão teórica sobre urbanização, segregação socioespacial, acessibilidade, mobilidade urbana e transporte público, categorias fundantes que representam o embasamento para compreensão e discussão da efetivação ou não da acessibilidade no corredor expresso. Como proposta teórico-metodológica a pesquisa apoia-se no paradigma pós-construtivista de Raul Lejano (2012), que busca uma fusão do texto da política com o contexto da realidade onde a política se efetiva, e na avaliação em profundidade de Lea Rodrigues (2008), que propõe uma avaliação mais aprofundada das políticas públicas, atentando para a relevância que o contexto oferece para compreensão da formulação e implementação das políticas públicas. A coleta de dados perpassa levantamento bibliográfico e documental e se concretiza com a observação in loco, questionários e entrevista semiestruturada, que foram submetidas à análise de conteúdo como procedimento de análise de dados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_ralopes.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.