Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66347
Tipo: Dissertação
Título: Políticas de sustentabilidade e a gestão dos bens naturais no município de Fortaleza – CE
Título em inglês: Polices of sustainability and management of natural resources in the city of Fortaleza, Ceará
Autor(es): Albuquerque, Paula Cruz de
Orientador: Lima, Filipe Augusto Xavier
Palavras-chave: Políticas públicas;Bens naturais;Sustentabilidade
Data do documento: 2021
Citação: ALBUQUERQUE, Paula Cruz de. Políticas de sustentabilidade e a gestão dos bens naturais no município de Fortaleza – CE. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Atualmente, o desenvolvimento sustentável representa um desafio global, e a gestão adequada dos bens naturais, especialmente nos centros urbanos, está diretamente relacionada à sustentabilidade, devendo ser considerada pela governança pública local. Nesse cenário, surge também o desafio da mensuração dos avanços e retrocessos alcançados pelas ações executadas nas cidades, o que possibilita uma melhor gestão dos recursos ambientais, a fim de reduzir as vulnerabilidades do meio ambiente urbano. Com efeito, o objetivo deste estudo é analisar como a implementação de políticas públicas para a sustentabilidade se correlaciona com a gestão dos bens naturais existentes no município de Fortaleza. O procedimento metodológico é qualitativo, de caráter exploratório, descritivo e explicativo. Realizou-se um levantamento bibliográfico e documental (artigos, trabalhos científicos e documentos elaborados pelo Poder Público) por meio dos quais fossem listadas e apresentadas as políticas públicas de sustentabilidade desenvolvidas em Fortaleza, bem como as principais metodologias de avaliação da sustentabilidade urbana disponíveis. As informações coletadas foram apresentadas e descritas em quadros, infográficos e tabelas. Não obstante, foi verificado como as propostas desenvolvidas para o município em estudo se relacionam com os indicadores de sustentabilidade ambiental do Programa Cidades Sustentáveis, que possui um eixo ligado a gestão dos bens naturais comuns. Aplicou-se também um questionário com os gestores municipais responsáveis pela implementação das políticas de sustentabilidade estudas, com o intuito de validar os resultados obtidos nesta pesquisa. Como resultados, verificou-se que há um alinhamento considerável das medidas adotadas pelo governo local como os indicadores de sustentabilidade ambiental selecionados, evidenciando que no ambiente urbano de Fortaleza existe uma busca pelo equilíbrio entre o meio construído e o natural, bem como uma gestão voltada à preservação e recuperação dos recursos ambientais locais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66347
Aparece nas coleções:PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_pcalbuquerque.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.