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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A metaforização dos sentidos na nomeação do ensino escolar em tempo de pandemia
Título em inglês: The metaphorization of the senses in the appointment of school education in times of pandemic
Autor(es): Ribeiro, Ana Claudia Dias
Oliveira, Ana Cláudia Martins de
Palavras-chave: Metaforização dos sentidos;Ensino escolar;Memória discursiva;Pandemia;School education;Discursive memory
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: RIBEIRO, Ana Claudia Dias; OLIVEIRA, Ana Cláudia Martins de. A metaforização dos sentidos na nomeação do ensino escolar em tempo de pandemia. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 3, p. 451-465, set./dez. 2021.
Resumo: Neste trabalho, objetivamos problematizar a metaforização dos sentidos das palavras utilizadas para nomeação do ensino escolar, em tempos de pandemia, por meio dos enunciados contidos na materialidade discursiva em notícias de jornais e documentos oficiais que circularam, na mídia, durante o período de suspensão das aulas presenciais. Nossa pesquisa fundamenta se no campo teórico-analítico da Análise de Discurso (doravante, AD) de matriz francesa, partindo das teorizações de Michel Pêcheux e de outros autores passíveis de diálogo com essas teorias. Buscamos compreender a utilização de diferentes formulações referentes ao ensino escolar, tais como remoto, a EaD e as aulas on-line, analisando como elas se inserem na memória discursiva, modificando e deslocando-se nas materialidades que circulam em meio ao acontecimento discursivo, pandemia. Em nosso gesto de interpretação, vamos descrever e interpretar a materialidade selecionada, observando a metaforização como constitutiva do funcionamento da discursividade, considerando que a metáfora é o ponto de articulação entre o equívoco e o non-sens. As análises mostram que a pandemia propiciou um deslizamento na forma como o ensino escolar é significado. O espaço escolar não é mais o mesmo, as metodologias de ensino também não são, pois a sala de aula migrou para a casa dos professores e dos alunos.
Abstract: In this work, we aim to problematize the metaphorization of the sense of the words used for naming school education, in times of pandemic, through the statements contained in the discursive materiality in news from newspapers and official documents that circulated in the media during the period of suspension of face-to-face classes. Our research is based on the theoretical-analytical field French Discourse Analysis (hereinafter, AD) matrix, stemming from the theories of Michel Pêcheux and other authors liable to dialogue with these theories. We seek to understand the use of different formulations referring to school education, such as remote, distance education and online classes, analyzing how they are inserted in the discursive memory, modifying and moving in the materialities that circulate in the midst of the discursive event, pandemic. In our gesture of interpretation, we will describe and interpret the selected materiality, observing metaphorization as constituting the functioning of discursivity, considering that metaphor is the point of articulation between misunderstanding and non-sens. The analyzes show that metaphorizations of meaning about school education occur due to the pandemic, which caused a slippage in the way school education is meant. The school space is no longer the same, neither are the teaching methodologies, as the classroom has migrated to the homes of teachers and students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66345
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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