Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Claudia Dias-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Cláudia Martins de-
dc.date.accessioned2022-06-09T14:36:15Z-
dc.date.available2022-06-09T14:36:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Ana Claudia Dias; OLIVEIRA, Ana Cláudia Martins de. A metaforização dos sentidos na nomeação do ensino escolar em tempo de pandemia. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 3, p. 451-465, set./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66345-
dc.description.abstractIn this work, we aim to problematize the metaphorization of the sense of the words used for naming school education, in times of pandemic, through the statements contained in the discursive materiality in news from newspapers and official documents that circulated in the media during the period of suspension of face-to-face classes. Our research is based on the theoretical-analytical field French Discourse Analysis (hereinafter, AD) matrix, stemming from the theories of Michel Pêcheux and other authors liable to dialogue with these theories. We seek to understand the use of different formulations referring to school education, such as remote, distance education and online classes, analyzing how they are inserted in the discursive memory, modifying and moving in the materialities that circulate in the midst of the discursive event, pandemic. In our gesture of interpretation, we will describe and interpret the selected materiality, observing metaphorization as constituting the functioning of discursivity, considering that metaphor is the point of articulation between misunderstanding and non-sens. The analyzes show that metaphorizations of meaning about school education occur due to the pandemic, which caused a slippage in the way school education is meant. The school space is no longer the same, neither are the teaching methodologies, as the classroom has migrated to the homes of teachers and students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetaforização dos sentidospt_BR
dc.subjectEnsino escolarpt_BR
dc.subjectMemória discursivapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectSchool educationpt_BR
dc.subjectDiscursive memorypt_BR
dc.titleA metaforização dos sentidos na nomeação do ensino escolar em tempo de pandemiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, objetivamos problematizar a metaforização dos sentidos das palavras utilizadas para nomeação do ensino escolar, em tempos de pandemia, por meio dos enunciados contidos na materialidade discursiva em notícias de jornais e documentos oficiais que circularam, na mídia, durante o período de suspensão das aulas presenciais. Nossa pesquisa fundamenta se no campo teórico-analítico da Análise de Discurso (doravante, AD) de matriz francesa, partindo das teorizações de Michel Pêcheux e de outros autores passíveis de diálogo com essas teorias. Buscamos compreender a utilização de diferentes formulações referentes ao ensino escolar, tais como remoto, a EaD e as aulas on-line, analisando como elas se inserem na memória discursiva, modificando e deslocando-se nas materialidades que circulam em meio ao acontecimento discursivo, pandemia. Em nosso gesto de interpretação, vamos descrever e interpretar a materialidade selecionada, observando a metaforização como constitutiva do funcionamento da discursividade, considerando que a metáfora é o ponto de articulação entre o equívoco e o non-sens. As análises mostram que a pandemia propiciou um deslizamento na forma como o ensino escolar é significado. O espaço escolar não é mais o mesmo, as metodologias de ensino também não são, pois a sala de aula migrou para a casa dos professores e dos alunos.pt_BR
dc.title.enThe metaphorization of the senses in the appointment of school education in times of pandemicpt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_acdribeiroacmoliveira.pdf172,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.