Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66266
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Uma abordagem complexa para aprendizagem baseada em tarefas mediada por tecnologias |
Título en inglés: | A complex approach to technology-mediated task-based learning |
Autor : | Lopes Junior, Juarez Aloizo Vetromille-Castro, Rafael Leffa, Vilson Jose |
Palabras clave : | Aprendizagem baseada em tarefas mediada por tecnologias;Teoria da Complexidade;CALL;Complexity Theory |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | Revista Entrepalavras |
Citación : | LOPES JUNIOR, Juarez Aloizo; VETROMILLE-CASTRO, Rafael; LEFFA, Vilson Jose. A complex approach to technology-mediated task-based learning. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 3, p. 148-169, set./dez. 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino/ aprendizagem da língua inglesa como segunda língua na área de CALL, com ênfase na interação oral em um ambiente mediado pela tecnologia síncrona de comunicação usando a Aprendizagem Baseada em Tarefas (ABT), sob a perspectiva da Teoria da Complexidade. Além disso, visa a analisar e definir o ciclo da tarefa como um Sistema Adaptativo Complexo. A metodologia deste estudo possui caráter netnográfico uma vez que esse modelo de fazer pesquisa permite lidar com questões relativas à teoria e à prática, adaptando a pesquisa etnográfica a fim de incluir a influência da internet nos ambientes mediados pela tecnologia. Os dados foram construídos usando as gravações de cinco aulas em um ambiente mediado pela ferramenta Zoom de comunicação síncrona. Os participantes eram alunos do curso de Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas e foram selecionados em razão da necessidade de realizarem reuniões com pesquisadores de universidades internacionais. Com base em uma perspectiva complexa e netnográfica para observação dos dados, foi possível constatar que o ciclo da tarefa neste novo ambiente de aprendizagem é sensível às condições iniciais, imprevisível, aberto, dinâmico, adaptativo, complexo, caótico, não linear, auto-organizável e sensível ao feedback. Este estudo visa a contribuir para o desenvolvimento de uma nova área de investigação em CALL, devido à necessidade de se entender melhor as implicações pedagógicas das interações que acontecem dentro desse novo contexto de maneira complexa e não reducionista, baseando-se em uma teoria robusta, como é a da Complexidade. |
Abstract: | The focus of this study is the process of teaching/learning English as a second language in CALL, emphasizing oral interaction in an environment mediated by a synchronous communication tool using Task-Based Learning (TBL) under the perspective of the Complexity Theory. It aims to analyze and define the task cycle as a Complex Adaptive System. The current study adopts a netnographic methodology that deals with theory and practice adapting the ethnographic method to include the influence of the internet in technology mediated environments. We built the dataset using video recordings of five classes carried out in an environment mediated by Zoom. The participants were students from the Biotechnology program at the Federal University of Pelotas selected due to their need to have online meetings with researchers from international universities. Based on a complex and netnographic perspective for data observation, it was possible to demonstrate that the task cycle, in this new learning environment, is sensitive to initial conditions, unpredictable, open, dynamic, adaptive, complex, chaotic, nonlinear, self-organizing, and sensitive to feedback. This study attempts to contribute to developing a new area of investigation in CALL due to the need to understand better the pedagogical implications of the interactions in this unique learning context in a complex and non-reductionist manner using a robust theory as the Complexity Theory. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66266 |
ISSN : | 2237-6321 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_jaljuniorrcvcastro.pdf | 188,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.