Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66262
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Concepções de linguagens e leitura nos objetos educacionais digitais no livro didático digital Português: linguagens em conexão
Título em inglês: Conceptions of languages and reading in digital educational objects in the digital textbook Português: linguagens em conexão
Autor(es): Silva, Eliane Martins da
Pinheiro, Regina Cláudia
Palavras-chave: Concepção de linguagem;Objeto educacional digital;Livro didático digital;Digital educational object
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: SILVA, Eliane Martins da; PINHEIRO, Regina Cláudia. Concepções de linguagens e leitura nos objetos educacionais digitais no livro didático digital Português: linguagens em conexão. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 3, p. 130-147, set./dez. 2021.
Resumo: s de língua(gem), : Analisamos, neste trabalho, as destacando também as concepções de leitura/ literatura, nos Objetos Educacionais Digitais (OED) do livro didático digital Português: linguagens em conexão (2013), das autoras Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha e Maria do Socorro Starling de Barros. A base teórica dessa pesquisa está sustentada em Bakhtin ([1929] 2014), Fuza, Ohuschi e Menegassi (2011), Geraldi (1999), Oliveira (2010), Travaglia (2002), dentre outros. O estudo é uma pesquisa de natureza qualitativa e de cunho documental, pois analisamos documentos presentes no contexto de ensino, ou seja, OED e livro didático de português. Para a viabilização dessa pesquisa, seguimos os seguintes passos metodológicos: (i) realizamos o levantamento dos OED do eixo leitura e ensino de imagens no referido livro; (ii) assistimos a cada um dos OED; (iii) analisamos os OED do livro, considerando a categoria de análise concepções de língua(gem) e de leitura. Os resultados da investigação indicam que há uma hibridização das concepções de língua(gem) nos OED analisados. Apesar disso, verificamos que há uma maior predominância das concepções de linguagem como expressão do pensamento e como instrumento de comunicação, em detrimento da linguagem como interação verbal.
Abstract: In this research, we analyzed the conceptions of language, by also highlighting the conceptions of reading/literature, in the Digital Learning Objects (DLO) of the digital textbook Português: linguagens em conexão (2013), by Maria das Graças Leão Sette, Márcia Antônia Travalha and Maria do Socorro Starling de Barros. The theoretical basis of this research is supported by Bakhtin ([1929] 2014), Fuza, Ohuschi, Menegassi (2011), Geraldi (1999), Oliveira (2010), Travaglia (2002), and others. The study consists of qualitative and documentary research, as we examined the DLO and the Portuguese textbook, documents that are part of the teaching context. To make this research viable, we followed the following methodological steps: (i) we carried out a survey of the DLOs in the reading and teaching of images segment in that book; (ii) we attended each of the DLOs; (iii) we analyzed the DLO of the book, considering the category of analysis conceptions of language and reading. The results of the investigation indicate that there is a hybridization of conceptions of language in the analyzed DLO. However, we ascertained a higher predominance of language concepts as an expression of thought and as a communication tool, at the expense of language as verbal interaction.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66262
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_emsilvarcpinheiro.pdf534,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.