Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66259
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | As práticas contemporâneas de linguagem e o professor de língua portuguesa: uma leitura narratológica da BNCC |
Título em inglês: | Current language practice and the teacher of portuguese: a narratologic reading the BNCC |
Autor(es): | Merith-Claras, Sonia |
Palavras-chave: | Narratividade;Práticas contemporâneas de linguagem;BNCC;Páthos;Narration;Contemporary practices of language |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Entrepalavras |
Citação: | MERITH-CLARAS, Sonia. As práticas contemporâneas de linguagem e o professor de língua portuguesa: uma leitura narratológica da BNCC. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 3, p. 114-129, set./dez. 2021. |
Resumo: | A publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vai colocar em evidência o quanto as tecnologias digitais de informação e comunicação colaboraram para o desenvolvimento de novas práticas de linguagem. As transformações acerca do uso da linguagem, nesse contexto tão midiático, melhor se refletem na organização do componente curricular Língua Portuguesa, objeto de estudo neste trabalho. Para melhor compreender a organização do Componente, bem como traçar o perfil, ou ainda, a imagem do professor de língua portuguesa pressuposto na Base, realizamos um estudo que envolve a narratividade da enunciação. Isto é, respaldados pela Semiótica Discursiva, de linha francesa, ao longo deste texto detalhamos como o processo persuasivo se estabelece entre enunciador-destinador e enunciatário destinatário, evidenciando quais os valores em jogo, bem como os percursos figurativos e temáticos que recobrem a proposta. São as escolhas do enunciador-destinador, articuladas ao longo do Componente, que vão constituir a imagem de um professor (o páthos do enunciatário) mais reconhecido pelo seu saber no trato com as linguagens que pelo domínio e conhecimento da linguagem verbal. |
Abstract: | The publication of the Brazilian Common Curriculum (BNCC) enhances digital technology of information and communication for the development of new language practices. Transformation in language use within the media context will improve if it involves practices within the organization of the Curricular Component Portuguese Language, the aim of current analysis. The narration of the enunciation will be developed so that the Component´s organization may be better understood and its profile delimited. Based on the French Discursive Semiotics, the text details the manner persuasive process establishes itself between the enunciator-writer and anunciatee reader, featuring values implied and figurative and thematic routes involved. The choices by the enunciator-writer, articulated throughout the component, that will provide the picture of teachers (the enunciator´s pathos) acknowledged for their knowledge in dealing with languages rather than by their grasp and understanding of verbal language. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66259 |
ISSN: | 2237-6321 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_smclaras.pdf | 176,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.