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dc.contributor.authorMerith-Claras, Sonia-
dc.date.accessioned2022-06-07T13:23:49Z-
dc.date.available2022-06-07T13:23:49Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMERITH-CLARAS, Sonia. As práticas contemporâneas de linguagem e o professor de língua portuguesa: uma leitura narratológica da BNCC. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 3, p. 114-129, set./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66259-
dc.description.abstractThe publication of the Brazilian Common Curriculum (BNCC) enhances digital technology of information and communication for the development of new language practices. Transformation in language use within the media context will improve if it involves practices within the organization of the Curricular Component Portuguese Language, the aim of current analysis. The narration of the enunciation will be developed so that the Component´s organization may be better understood and its profile delimited. Based on the French Discursive Semiotics, the text details the manner persuasive process establishes itself between the enunciator-writer and anunciatee reader, featuring values implied and figurative and thematic routes involved. The choices by the enunciator-writer, articulated throughout the component, that will provide the picture of teachers (the enunciator´s pathos) acknowledged for their knowledge in dealing with languages rather than by their grasp and understanding of verbal language.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarratividadept_BR
dc.subjectPráticas contemporâneas de linguagempt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectPáthospt_BR
dc.subjectNarrationpt_BR
dc.subjectContemporary practices of languagept_BR
dc.titleAs práticas contemporâneas de linguagem e o professor de língua portuguesa: uma leitura narratológica da BNCCpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vai colocar em evidência o quanto as tecnologias digitais de informação e comunicação colaboraram para o desenvolvimento de novas práticas de linguagem. As transformações acerca do uso da linguagem, nesse contexto tão midiático, melhor se refletem na organização do componente curricular Língua Portuguesa, objeto de estudo neste trabalho. Para melhor compreender a organização do Componente, bem como traçar o perfil, ou ainda, a imagem do professor de língua portuguesa pressuposto na Base, realizamos um estudo que envolve a narratividade da enunciação. Isto é, respaldados pela Semiótica Discursiva, de linha francesa, ao longo deste texto detalhamos como o processo persuasivo se estabelece entre enunciador-destinador e enunciatário destinatário, evidenciando quais os valores em jogo, bem como os percursos figurativos e temáticos que recobrem a proposta. São as escolhas do enunciador-destinador, articuladas ao longo do Componente, que vão constituir a imagem de um professor (o páthos do enunciatário) mais reconhecido pelo seu saber no trato com as linguagens que pelo domínio e conhecimento da linguagem verbal.pt_BR
dc.title.enCurrent language practice and the teacher of portuguese: a narratologic reading the BNCCpt_BR
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