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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Feedback na educação não formal de português durante a Pandemia da COVID-19
Título em inglês: Feedback on non-formal Portuguese education during the COVID-19 Pandemic
Autor(es): Tavares, Kátia Cristina do Amaral
Guimarães, Juliana Pereira
Palavras-chave: Feedback;Ensino remoto;Educação não formal;Remote teaching
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: TAVARES, Kátia Cristina do Amaral; GUIMARÃES, Juliana Pereira. Feedback na educação não formal de português durante a Pandemia da COVID-19. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 3, p. 90-113, set./dez. 2021.
Resumo: Muitos pesquisadores vêm investigando práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais durante a pandemia do novo coronavírus, que trouxe muitos desafios e mudanças para a educação. Nesse contexto, a pesquisa buscou compreender como o feedback opera nas interações entre professora, alunos e conteúdo e na avaliação formativa e subjetiva de uma professora de língua portuguesa que atua na educação não formal durante a pandemia da COVID-19. Situamos a pesquisa no campo da Linguística Aplicada crítica e utilizamos uma abordagem qualitativa de proximidade crítica (MOITA LOPES; FABRÍCIO, 2019). Analisamos e interpretamos as mensagens trocadas pela professora e os alunos via WhatsApp, como também a avaliação das produções textuais dos alunos e as respostas a um questionário aplicado pela professora. O estudo se baseou em pressupostos teóricos de ensino e aprendizagem on line (ANDERSON, 2003; BONNEL, 2008; LEFFA, 2005; PAIVA, 2003; SIMONSON; SMALDINO; ZVACEK, 2015). Como resultado, constatamos que o feedback integra e potencializa a avaliação e a interação entre professora, alunos e conteúdo, incentivando a colaboração e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades sociocomunicativas, culturais, linguísticas e cidadãs. Por fim, concluímos que essas práticas contribuíram para a formação e aprendizagem dos alunos e da professora no ensino remoto.
Abstract: Many researchers have been investigating pedagogical practices mediated by digital technologies during the pandemic of the new coronavirus that brought many challenges and changes to education. In this context, this research sought to understand how feedback operates in the interactions between teacher, students and content and in the formative and subjective evaluation of a Portuguese language teacher who works in non-formal education during the COVID-19 pandemic. We situate the research in the field of critical Applied Linguistics and use a qualitative approach of critical proximity (MOITA LOPES; FABRÍCIO, 2019). We analyzed and interpreted the messages exchanged by the teacher and the students via WhatsApp, as well as the evaluation of the students’ textual productions and the answers to a questionnaire applied by the teacher. The study was based on theoretical assumptions of online teaching and learning (ANDERSON, 2003; BONNEL, 2008; LEFFA, 2005; PAIVA, 2003; SIMONSON; SMALDINO; ZVACEK, 2015). As a result, we found that feedback integrates and enhances the evaluation and interaction between teacher, students and content, encouraging collaboration and the development of sociocommunicative, cultural, linguistic and citizen knowledge and skills. Finally, we conclude that these practices contributed to the training and learning of students and teachers in remote education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66255
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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