Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Kátia Cristina do Amaral-
dc.contributor.authorGuimarães, Juliana Pereira-
dc.date.accessioned2022-06-06T21:27:24Z-
dc.date.available2022-06-06T21:27:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationTAVARES, Kátia Cristina do Amaral; GUIMARÃES, Juliana Pereira. Feedback na educação não formal de português durante a Pandemia da COVID-19. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 11, v. 11, n. 3, p. 90-113, set./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66255-
dc.description.abstractMany researchers have been investigating pedagogical practices mediated by digital technologies during the pandemic of the new coronavirus that brought many challenges and changes to education. In this context, this research sought to understand how feedback operates in the interactions between teacher, students and content and in the formative and subjective evaluation of a Portuguese language teacher who works in non-formal education during the COVID-19 pandemic. We situate the research in the field of critical Applied Linguistics and use a qualitative approach of critical proximity (MOITA LOPES; FABRÍCIO, 2019). We analyzed and interpreted the messages exchanged by the teacher and the students via WhatsApp, as well as the evaluation of the students’ textual productions and the answers to a questionnaire applied by the teacher. The study was based on theoretical assumptions of online teaching and learning (ANDERSON, 2003; BONNEL, 2008; LEFFA, 2005; PAIVA, 2003; SIMONSON; SMALDINO; ZVACEK, 2015). As a result, we found that feedback integrates and enhances the evaluation and interaction between teacher, students and content, encouraging collaboration and the development of sociocommunicative, cultural, linguistic and citizen knowledge and skills. Finally, we conclude that these practices contributed to the training and learning of students and teachers in remote education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.titleFeedback na educação não formal de português durante a Pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrMuitos pesquisadores vêm investigando práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais durante a pandemia do novo coronavírus, que trouxe muitos desafios e mudanças para a educação. Nesse contexto, a pesquisa buscou compreender como o feedback opera nas interações entre professora, alunos e conteúdo e na avaliação formativa e subjetiva de uma professora de língua portuguesa que atua na educação não formal durante a pandemia da COVID-19. Situamos a pesquisa no campo da Linguística Aplicada crítica e utilizamos uma abordagem qualitativa de proximidade crítica (MOITA LOPES; FABRÍCIO, 2019). Analisamos e interpretamos as mensagens trocadas pela professora e os alunos via WhatsApp, como também a avaliação das produções textuais dos alunos e as respostas a um questionário aplicado pela professora. O estudo se baseou em pressupostos teóricos de ensino e aprendizagem on line (ANDERSON, 2003; BONNEL, 2008; LEFFA, 2005; PAIVA, 2003; SIMONSON; SMALDINO; ZVACEK, 2015). Como resultado, constatamos que o feedback integra e potencializa a avaliação e a interação entre professora, alunos e conteúdo, incentivando a colaboração e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades sociocomunicativas, culturais, linguísticas e cidadãs. Por fim, concluímos que essas práticas contribuíram para a formação e aprendizagem dos alunos e da professora no ensino remoto.pt_BR
dc.title.enFeedback on non-formal Portuguese education during the COVID-19 Pandemicpt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_kcatavaresjpguimaraes.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.