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Type: TCC
Title: Análise da execução de um revestimento asfáltico utilizando diferentes medidas de qualidade
Authors: Ribeiro, Ricardo de Sousa
Advisor: Ferreira, Jorge Luis Santos
Keywords: controle qualidade;medida de qualidade;fator de pagamento;pavimento asfáltico
Issue Date: 2022
Citation: RIBEIRO, Ricardo de Sousa. Análise da execução de um revestimento asfáltico utilizando diferentes medidas de qualidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66249. Acesso em:
Abstract in Brazilian Portuguese: Atualmente a temática do controle de qualidade empregado em obras rodoviárias vem ganhando notoriedade no Brasil. Alguns estudos e projetos vêm sendo desenvolvidos nos meios técnico e científico na busca pela melhoria da qualidade dos pavimentos asfálticos. Nesta conjuntura, o presente trabalho avaliou a qualidade das camadas de binder e capa de um revestimento asfáltico aplicado em uma rodovia federal sob a ótica da norma DNER-PRO 277/97 (medida de qualidade PRO/277) à qual dá diretrizes a respeito da aceitação ou rejeição de obras e serviços rodoviários no Brasil. As camadas também foram avaliadas sob a perspectiva de medidas de qualidade adotadas em outros países, sobretudo nos Estados Unidos. Cita-se a Porcentagem Dentro dos Limites (PDL) e o Desvio Absoluto Médio (DAM). Por intermédio destas três medidas, avaliou-se conjuntos de amostras das propriedades: percentuais do Grau de Compactação (Gc) , Teor de ligante asfáltico (%CAP) e do Volume de vazios (Vv), as espessuras (Esp) das camadas de binder e capa, além dos percentuais passantes nas peneiras 19,00mm, 12,50mm, 4,75mm e 0,075mm da mistura asfáltica empregada em um trecho de revestimento de 1,58 km de extensão. Também estimou-se o impacto da qualidade mensurada pelas medidas PDL e DAM nos Fatores de Pagamento (FP) da empresa executora/contratada. Como resultados, as indicações da medida de qualidade PRO/277 e PDL são favoráveis à rejeição das camadas de binder e capa, devido ao baixo controle de qualidade quantificados por ambas as medidas, sobretudo relacionados à propriedade espessura (Esp) das duas camadas de revestimento, a qual apresenta valores amostrais elevados em relação às especificações de projeto. Por outro lado, as medidas PRO/277, PDL e DAM apontaram para uma boa qualidade executiva para as propriedades %CAP e Vv, impactando beneficamente o FP da contratada, pois resultou a este, o direito de pagamento integral e/ou bônus da ordem de até 5%, perspectiva contrária, ao se avaliar a Esp, visto que ela resultou em penalizações no FP da contratada devido à má qualidade apontada pelas medidas PDL e DAM. Em síntese, concluiu-se que a variabilidade, fator preponderante na determinação da qualidade executiva de revestimentos asfálticos, está bem contemplada pelas medidas PRO/277 e PDL, mas em contrário, não ficou bem evidenciada através de DAM, acarretando divergências entre as três medidas, com destaque significativo na aplicação das indicações de PDL e DAM nas equações para determinação de seus respectivos fatores de pagamento FPPDL e FPDAM.
Abstract: Currently, the issue of quality control used in road works is gaining notoriety in Brazil. Some studies and projects have been developed in technical and scientific circles in the search for improving the quality of asphalt sidewalks. In this context, the present study evaluated the quality of the binder and overlay layers of an asphalt pavement applied on a federal highway under the perspective of the DNER-PRO 277/97 standard (quality measure PRO/277) which provides guidelines regarding the acceptance or rejection of road works and services in Brazil. The layers were also evaluated from the perspective of quality measures adopted in other countries, especially in the United States. These are the Percentage Within Limits (PDL) and the Mean Absolute Deviation (DAM). By means of these three measures, sample sets of the following properties were evaluated: percentages of the degree of compaction (Gc), binder content (%CAP) and voids volume (Vv), the thicknesses (Esp) of the binder and overlay layers, and the percentages of the asphalt mixture used in a 1.58 km long asphalt pavement section that passed through the 19mm, 12.50mm, 4.75mm and 0.075mm sieves. The impact of the quality measured by PDL and DAM on the Payment Factors (FP) of the contractor was also estimated. As results, the indications of PRO/277 and PDL are in favor of rejection of the binder and overlay layers, due to the low quality control quantified by both measures, especially related to the property thickness (Esp) of the two overlay layers, which presents high sample values in relation to the design specifications. On the other hand, measures PRO/277, PDL and DAM pointed to good execution quality for the properties %CAP and Vv, with a beneficial impact on the contractor's FP, as it resulted in the right to full payment and/or bonuses of up to 5%. In summary, it was concluded that variability, a preponderant factor in determining the execution quality of asphalt pavements, is well covered by measures PRO/277 and PDL, but on the contrary, it was not well shown through DAM, leading to divergences between the three measures, with significant emphasis on the application of PDL and DAM indications in the equations for determining their respective payment factors FPPDL and FPDAM.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66249
Appears in Collections:ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias

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