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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Bruno Chaves Correia-
dc.contributor.authorSilva, Raynara Raquel Garcia da-
dc.date.accessioned2022-05-27T23:39:43Z-
dc.date.available2022-05-27T23:39:43Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA. R. R. G. Cultura organizacional e a rotatividade na área comercial de uma empresa prestadora de serviços na cidade de Fortaleza. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuariais, Contabilidade e Secretariado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66142-
dc.description.abstractTurnover in the organizational environment can happen for several reasons, being a consequence of the managers' decision or of the sector responsible for the dismissal. But also, in some cases voluntarily by the employee. The present study sought to analyze the turnover intention of employees in the commercial area of a service provider company and its relationship with the perceived organizational culture. The research is classified as mixed, descriptive and its data collection was carried out through the application of a questionnaire with objective questions, on a Likert scale and subjective questions in which each respondent could develop their justifications and provide information in a more detailed and in-depth manner. The study had 15 respondents from the company's commercial area and through the survey of available bibliographic information on the subject and data collection it was found that most of the turnover intention is linked to other motivations. Not related to the organizational culture, which is perceived in a positive way. The opportunity then arises to conduct activities and research aimed at better understanding the career goals of employees and the creation of strategies and actions that contribute to the retention of top talent.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectEmprego - Rotatividadept_BR
dc.subjectSetor comercialpt_BR
dc.subjectPrestação de serviçopt_BR
dc.titleCultura organizacional e rotatividade na área comercial de uma empresa prestadora de serviçospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA rotatividade no ambiente organizacional pode acontecer por motivos diversos, sendo uma consequência por decisão dos gestores ou setor responsável pelo desligamento. Mas também, em alguns casos de maneira voluntária por parte do colaborador. O presente estudo buscou analisar a intenção de rotatividade dos colaboradores da área comercial de uma empresa prestadora de serviços e suas relações com a cultura organizacional percebida. A pesquisa se classifica como mista, descritiva e sua coleta de dados se realizou através da aplicação de um questionário com questões objetivas, em escala Likert e subjetivas em que cada respondente pode desenvolver suas justificativas e fornecer informações de maneira mais detalhada e aprofundada. O estudo contou com 15 respondentes da área comercial da empresa e através do levantamento de informações bibliográficas disponíveis a respeito do tema abordado e da coleta dos dados verificou-se que em sua maioria a intenção de rotatividade está atrelada a outras motivações. Não relacionadas à cultura organizacional que é percebida de modo positivo. Surge então a oportunidade de realização de atividades e pesquisas voltadas para conhecer melhor os objetivos de carreira dos colaboradores e a criação de estratégias e ações que contribuam para a retenção de grandes talentos.pt_BR
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