Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66137
Type: Artigo de Periódico
Title: A importância do laboratório de ensino da matemática (LEM) na formação docente nos cursos de licenciatura
Title in English: Importance of the laboratory of teaching mathematics (LEM) in teaching training in licensing courses
Authors: Moura, Maria Eliane de
Santana, Uelinton dos Santos
Keywords: Laboratório de Ensino da Matemática;Materiais manipuláveis;Formação docente;Teacher education
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Arma da Crítica
Citation: MOURA, Maria Eliane de; SANTANA, Uelinton dos Santos. A importância do laboratório de ensino da matemática (LEM) na formação docente nos cursos de licenciatura. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 16, p. 139-156, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Com o tema a Importância do Laboratório de Ensino da Matemática (LEM) na formação docente nos cursos de licenciatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, o presente artigo visa avaliar o LEM como uma alternativa valiosa para o processo de formação dos futuros professores de matemática, como também investigar a relevância do uso de materiais manipuláveis na abordagem de conteúdos matemáticos e avaliar se a qualidade da formação docente reflete no desempenho do professor em sala de aula. Para alcançar os objetivos propostos aplicou-se um questionário estruturado e fechado a um grupo de 69 graduandos e professores formados na área matemática disponibilizado na plataforma Google Forms com a perspectiva de assegurar uma coleta de dados segura e confiável. O trabalho foi fundamentado em pressupostos teóricos de Lorenzato (2009), Libânio (1994), Borel (1904), Lucena (2017), Vieira (2012), Lorenzato (2009) e (Ewbank, 1971). Os resultados obtidos enfatizam a solidificação da perspectiva que a utilização do Laboratório de Ensino da Matemática durante a formação do professor de matemática agrega experiências valiosas para o exercício da docência. Dessa forma, as informações contidas nesse trabalho permitem aos interessados uma visão compreensiva e esclarecedora da temática abordada.
Abstract: With the theme of the Importance of the Mathematics Teaching Laboratory (LEM) in teacher education in undergraduate courses, this article aims to evaluate LEM as a valuable alternative to the process of training future mathematics teachers, as well as investigating the relevance of the use of manipulable materials to approach mathematical content and assess whether the quality of teacher education reflects on the performance of the teacher in the classroom. In order to achieve the proposed objectives, a structured and closed questionnaire was applied to a group of 69 undergraduates and teachers trained in mathematics, made available on the Google Forms platform with the perspective of ensuring a safe and reliable data collection. The work was based on theoretical assumptions of Lorenzato (2009), Libânio (1994), Borel (1904), Lucena (2017), Vieira (2012), Lorenzato (2009) and (Ewbank, 1971). The results obtained emphasize the solidification of the perspective that the use of the Mathematics Teaching Laboratory during the formation of the mathematics teacher adds valuable experiences for the exercise of teaching. In this way, the information contained in this work allows interested parties to have a comprehensive and clarifying view of the theme addressed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66137
ISSN: 1984-4735
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_art_memouraussantana.pdf471,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.