Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66081
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um experimento científico como motivador no processo de ensino aprendizagem em física |
Autor(es): | Santiago, Alexander Arley Xavier |
Orientador: | Freire, Paulo de Tarso Cavalcante |
Palavras-chave: | Ensino de Física;Aprendizagem significativa;Construtivismo;Inteligências múltiplas;Estudos dirigidos |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | SANTIAGO, A. A. X. Um experimento científico como motivador no processo de ensino aprendizagem em física. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumo: | O presente trabalho teve como ideia o desenvolvimento de uma atividade didática com estudos dirigidos que foi desenvolvida em turmas de Ensino Médio como motivação para a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Este projeto foi direcionado levando-se em conta práticas da Aprendizagem Significativa de Ausubel e as ideias do Construtivismo de Piaget. Além disso, o processo de melhoria da aprendizagem foi substanciado com a participação de todos os estudantes, que com suas qualidades e características puderam contribuir ativamente com o projeto. Essa percepção, por parte do professor, ocorreu em consonância com as ideias de Gardner, em seus estudos das Inteligências Múltiplas. Inicialmente, um grupo de alunos criou um protótipo de um chuveiro acionado por sensor de presença, desenvolvido com materiais de baixo custo. A partir dessa atividade o professor pôde perceber o quanto eles se mostraram interessados e impulsionados pela pesquisa e pela experimentação científica. Percebendo esse estímulo notável no interesse dos alunos, o professor tratou então de expandir o modelo de trabalho para os outros estudantes da sala e posteriormente também para as outras turmas da escola. Como consequência, o projeto passou a ter uma forte característica de ensino, onde o estudo dirigido e as pesquisas eram direcionados pelo professor (orientador) e acompanhados pelos alunos do projeto piloto. Esses últimos alunos, além de outros escolhidos pelo professor, se tornaram os monitores (tutores), ajudando assim os demais alunos no desenvolvimento de seus trabalhos. Os trabalhos de pesquisa foram direcionados a temas diversos da Física, ligados diretamente ao cotidiano dos estudantes, fazendo com que os conceitos adquiridos pudessem se tornar parte de suas vidas, tal como seria esperado acreditando-se na fundamentação da Aprendizagem Significativa. Os resultados foram bem satisfatórios, visto que o percentual de aprovação na disciplina de Física foi gradativamente aumentado durante cada período letivo (bimestre) e também na comparação de um ano para o outro. Além disso, foi perceptível o avanço do desempenho dos estudantes, com o aumento no interesse e na participação dos alunos em sala de aula de uma maneira geral. A partir do sucesso no trabalho desenvolvido e sua importância para a escola, ficou como ideia futura, a aplicação dessa prática pedagógica na aula de outros professores de Física e, eventualmente, de outras componentes curriculares do ensino médio. |
Abstract: | The current work had as idea the development of a didactic activity with led studies that was developed at High School classes as motivation for the improvement in teaching and learning. This project was directed taking into consideration the practice of Ausubel’s Meaningful Learning and Piaget's Constructivism ideas. Moreover, the process of learning improvement was substantiated with the participation of all students, which with their qualities and characteristics could be able to actively contribute to the project. This perception, by the teacher, occurred in line with Gardner's ideas, in his studies of Multiple Intelligences. Initially, a student’s group created a prototype of a shower triggered by motion sensor, developed with low-cost materials. From this activity the teacher could perceive how much they were interested and driven by research and scientific experimentation. Realizing this remarkable stimulus on the interest of the students, the teacher led to expand the working model for the other students in the classroom and later also for other classes into the school. As a consequence, the project has now a strong educational feature where the led study and the researches were directed by the teacher (mentor) and accompanied by the students from the pilot project. These last students, in addition of the others chosen by the teacher, became the assistants (tutors), helping the other students on development of theirs works. The research works has been directed to various topics of Physics, connected directly to the daily lives of students, making the concepts acquired could become part of their lives, as would be expected believing on the basis of Meaningful Learning. The results were so much satisfactory, since the percentage of approval in the Physics classes was gradually growing during each school period (two months) and also in comparison from one year to another. Moreover, it was very clear the advancement of student performance, with the increase in the interest and participation of students in the classroom in a general way. From the success of the work developed and its importance to the school, it was as a future idea, the implementation of this pedagogical practice in the classroom of other Physics teachers and eventually other curriculum components of high school. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66081 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_aaxsantiago.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.