Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66044
Type: Dissertação
Title: Ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia por meio de objetos de aprendizagem BIM
Authors: Borges, Rodrigo Magalhães Siqueira
Advisor: Barros Neto, José de Paula
Co-advisor: Lima, Mariana Monteiro Xavier de
Keywords: Ensino - Aprendizagem;Competências;Objetos de aprendizagem;BIM;Gerenciamento da construção
Issue Date: 15-Feb-2022
Citation: BORGES, R.M.S. Ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia por meio de objetos de aprendizagem BIM. 2022. 240 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022
Abstract in Brazilian Portuguese: A educação em engenharia representa um grande desafio a docentes, tendo em vista a grande quantidade e a complexidade dos conteúdos que a área envolve, bem como a necessidade de desenvolver diversas competências e habilidades em discentes. No processo, é comum que surjam dificuldades de aprendizagem, as quais devem ser identificadas e trabalhadas para tornar o aprendizado de discentes mais eficaz. Como agente facilitador, o uso de recursos da Tecnologia da Informação, como o Building Information Modeling (BIM) pode oferecer diversos benefícios à aprendizagem, desde melhorias na visualização de projetos por meio de modelos tridimensionais, proporcionando a discentes maior facilidade na compreensão de projetos de construção de elevada complexidade, até mesmo melhorias em planejamento e gestão, possibilitando que gerem orçamentos de maneira precisa e automatizada. Diante disso, o presente trabalho buscou desenvolver, através do método Design Science Research, uma ferramenta de planejamento do ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia por meio de objetos de aprendizagem BIM. O método foi constituído por cinco etapas básicas: (1) Etapa de Conscientização do Problema, realizada para conhecer as dificuldades de aprendizagem que discentes apresentam em relação a conteúdos de engenharia, neste caso, em Gerenciamento da Construção; (2) Etapa de Sugestão, para propor a elaboração de um modelo (ou artefato) que facilite o planejamento do ensino-aprendizagem dos conteúdos trabalhados; (3) Etapa de Desenvolvimento, para elaborar objetos de aprendizagem BIM voltados às dificuldades identificadas, relacionando-os a competências e habilidades essenciais à formação de discentes; (4) Etapa de Avaliação, para avaliar a viabilidade de aplicação da ferramenta, analisando suas contribuições teóricas e práticas; e (5) Etapa de Conclusão, para relatar as lições aprendidas no estudo, expondo os objetivos da pesquisa atingidos e não-atingidos, e indicando quais foram os fatores limitantes. Como contribuições, foi obtida uma ferramenta que serve para ser aplicada por docentes de disciplinas de engenharia relacionadas ao BIM, como um todo, tornando-se uma alternativa para facilitar a aprendizagem dos conteúdos trabalhados e o desenvolvimento de competências e habilidades. A referida ferramenta, a qual integra objetos de aprendizagem BIM, pode ser encontrada e baixada através dos links apresentados ao final do trabalho, no Apêndice F.
Abstract: Engineering education represents a great challenge for professors, given the large amount and complexity of involved contents in study area, as well as the need to develop different students skills and abilities. In process, it is common that learning difficulties arise, which must be identified and worked on to make learning more effective. As a facilitator agent, the use of Information Technology resources, such as Building Information Modeling (BIM) can offer several benefits in learning, from improvements in project visualization through threedimensional models, providing students with greater ease in highly complex construction projects understanding, even improvements in planning and management, enabling them to generate accurate and automated budgets. Therefore, the present work sought to develop, through the Design Science Research method, a teaching-learning engineering content planning tool through BIM learning objects. The method consisted of five basic steps: (1) Problem Awareness Stage, carried out to understand the students learning difficulties in relation to engineering content, in this case, in Construction Management; (2) Suggestion Stage, to propose a model elaboration (or artifact) that facilitates the teaching-learning planning of worked contents; (3) Development Stage, to develop BIM learning objects aimed at identified difficulties, relating them to essential competencies and skills to the students formation; (4) Evaluation Stage, to assess the feasibility of applying the tool, analyzing its theoretical and practical contributions; and (5) Conclusion Stage, to report the lessons learned in the study, exposing the research objectives achieved and not achieved, and indicating what the limiting factors were. As contributions, a tool was obtained that can be applied by professors of engineering disciplines related to BIM, as a whole, becoming an alternative to facilitate the contents learning and competences and skills development. The referred tool, which integrates BIM learning objects, can be found and downloaded through the links presented at the end of the research, in Appendix F.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66044
Appears in Collections:DECC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_dis_rmsborges.pdf12,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.