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Tipo: TCC
Título: Mobilidade urbana, economia ecológica e RMF: implicações das recentes transformações em Maracanaú- Ceará
Autor(es): Adeodato, Thamires Horácio
Orientador: Ponte, Júlio Ramon Teles da
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Economia Urbana;Economia Ecológica;Maracanaú (Ceará)
Data do documento: 2022
Citação: ADEODATO, T. H. Mobilidade urbana, economia ecológica e RMF: implicações das recentes transformações em Maracanaú- Ceará. 2022. 54 f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Em um período de instabilidades econômicas, sociais e ambientais, os direitos e a qualidade da vida trabalhadores são colocados em local de fragilidade. Nesse sentido, é necessário que existam discussões metodológicas sobre esses temas, para que se coloque em evidência a preocupação de suas consequências. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo geral compreender quais são os principais aspectos da discussão sobre mobilidade urbana na Região Metropolitana de Fortaleza e as implicações das transformações recentes naquele território. A mobilidade urbana e o sistema de transporte afetam diretamente a vida dos trabalhadores, assim como o meio ambiente. Para que o objetivo geral fosse alcançado, foi necessário atingir os seguintes objetivos específicos: aprofundar a discussão sobre mobilidade urbana no Brasil e seus aspectos sociais, ambientais e econômicos, traçando um aparato teórico em relação ao que a economia ecológica discute em seus pressupostos, para que se pudesse relacionar os aspectos teóricos com a realidade da cidade de Maracanaú; compreender como se deu a formação socioeconômica de Maracanaú, a partir da análise da situação da mobilidade urbana na região; unir o aspecto teórico da discussão sobre mobilidade urbana, relações sociais do trabalho na região metropolitana de Fortaleza com as mudanças recentes nesse território, com foco em Maracanaú, a partir da ótica da economia ecológica. Em relação aos aspectos metodológicos, a pesquisa tem foco na análise bibliográfica e documental, a partir de análise qualitativa. Como resultado, foi possível perceber que houve melhorias significativas na mobilidade urbana, se tratando do sistema de transportes do trajeto Maracanaú – Fortaleza. Contudo, a lógica de incentivo a matriz modal de transporte individual e motorizado precisa ser substituído para o foco em melhorias na qualidade do sistema de transporte coletivo e não motorizado. Somente essa inversão poderá trazer resultado permanente no longo prazo para os trabalhadores e o meio ambiente.
Abstract: In a period of economic, social, and environmental instability, workers' rights and quality of life are placed in a fragility. In this sense, it is necessary that there are methodological discussions on these themes, so that the concern about their consequences is highlighted. With that, the present work had as general objective to understand what the main aspects of the discussion about urban mobility in the RMF and in that territory the implications of the recent transformations are. Urban mobility and the transport system directly affect the lives of workers, as well as the environment. In order for the general objective to be achieved, it was necessary to achieve the following specific objectives: deepen the discussion on urban mobility in Brazil and its social, environmental and economic aspects, outlining a theoretical apparatus in relation to what ecological economics discusses in its assumptions, to that the theoretical aspects could be related to the reality of the city of Maracanaú; understand how the socioeconomic formation of Maracanaú took place, based on the analysis of the situation of urban mobility in the region; to unite the theoretical aspect of the discussion on urban mobility, social relations of work in the metropolitan region of Fortaleza with the recent changes in this territory, focusing on Maracanaú, from the perspective of ecological economics. Regarding methodological aspects, the research focuses on bibliographic and documental analysis, based on qualitative analysis. As a result, it was possible to notice that there were significant improvements in urban mobility, in the case of the transport system of the Maracanaú - Fortaleza route. However, the logic of encouraging the modal matrix of individual and motorized transport needs to be replaced to focus on improvements in the quality of the collective and non-motorized transport system. Only this investment can bring permanent long-term results for workers and the environment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66030
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