Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65996
Type: Dissertação
Title: Análise da sustentabilidade ecológica em assentamentos de reforma agrária: o caso de São Joaquim
Authors: Monte, Viviane Gomes
Advisor: Paula, Luiz Antônio Maciel de
Keywords: Reforma agrária - Ceará;Assentamentos humanos;Sustentabilidade;Desenvolvimento sustentável
Issue Date: 2000
Citation: MONTE, Viviane Gomes. Análise da sustentabilidade ecológica em assentamentos de reforma agrária: o caso de São Joaquim. 2000. 83 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65996. Acesso em: 24 jun. 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho teve como objetivo, analisar o grau de sustentabilidade ecológica de um assentamento de reforma agrária no Estado do Ceará. As diretrizes que norteiam o citado estudo fundamentam-se nos novos paradigmas que preconizam o desenvolvimento sustentável. Buscou-se também analisar as práticas agrícolas utilizadas pelos trabalhadores rurais assentados e seus impactos no meio ambiente, assim como, se os recursos naturais e sócio-econômicos á sua disposição são suficientes para garantir sua sustentabilidade. O assentamento objeto de estudo é o maior do Ceará, foi criado em 1986 e está situado no Município de Madalena, possuindo uma área de 22.992 ha, onde residem 424 famílias. Foi realizado um levantamento de dados primários no próprio assentamento, entrevistas com roteiro aberto com pessoas previamente definidas em conjunto com os trabalhadores rurais assentados, análise dos elementos cartográficos, inspeção de campo, confrontando-se a situação atual, com a situação na data da desapropriação. Além de material bibliográfico disponibilizados pelo INCRA utilizou-se também relatórios técnicos da época da desapropriação, etc. O resultado da pesquisa mostrou que a prática agrícola utilizada pelos trabalhadores assentados, ocasiona efeitos progressivos negativos no meio ambiente, comprometendo assim a sustentabilidade do assentamento. A análise dos indicadores agronômicos, ambientais, revela um baixo nível tecnológico associado a práticas culturais degradadoras. Os indicadores econômicos revelam que os recursos provenientes do poder publico ainda contribuem significativamente para a renda do assentamento. Os indicadores sociais mostram que houve uma melhoria das condições de vida dos trabalhadores com a criação do assentamento, principalmente no aspecto referente à educação e saúde, condições de moradia e cidadania. A análise dos indicadores aponta para a necessidade de um modelo de desenvolvimento alternativo para o assentamento, que priorize o progresso econômico e social para os trabalhadores rurais, dentro de uma perspectiva de preservação ambiental, garantindo assim, condições satisfatórias de vida para as gerações presentes e futuras.
Description: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65996
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2000_dis_vgmonte.pdf46,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.