Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65989
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Gisele da Silva | - |
dc.contributor.author | Maciel, Elda Maria Freire | - |
dc.contributor.author | Zeferino, Bárbara Cristhinny Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-20T14:16:46Z | - |
dc.date.available | 2022-05-20T14:16:46Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Gisele da Silva; MACIEL, Elda Maria Freire; ZEFERINO, Bárbara Cristhinny Gomes. A educação escolar e a negação do conhecimento no sistema capitalista. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 15, p. 123-127, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4735 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65989 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Arma da Crítica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Negação do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Sistema capitalista | pt_BR |
dc.title | A educação escolar e a negação do conhecimento no sistema capitalista | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho faz um estudo acerca do projeto de negação do conhecimento historicamente acumulado pela humanidade, projeto esse que é engendrado pelo sistema capitalista para ser oferecido à classe trabalhadora no âmbito da educação escolar. Considerando que a escola tem por função precípua possibilitar a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados com o objetivo de desenvolver as potencialidades individuais e genéricas do ser humano, compreendemos que, quando o conhecimento é negado, essa ação tem por objetivo final a reprodução dos princípios que regem uma sociedade dividida em classes sociais antagônicas. Para abordarmos essa temática, ancoramo-nos em uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, embasada por teóricos marxistas que investigam qual a finalidade da educação escolar dirigida para a classe trabalhadora no interior do sistema capitalista. Para darmos conta dessa análise, ancoramo-nos em Marx (2020) e Mészáros (1998). Em Marx, encontramos a crítica à sociabilidade burguesa, colocando em relevo o caráter destruidor dessa mesma sociabilidade; em Mészáros, filósofo marxista do século XX, encontramos a análise quanto ao aprofundamento da barbárie que a lógica do capital impõe sobre a humanidade. Além deles, lançamos mão de autores marxistas como Duarte (2013) e, ainda, Rabelo, Mendes Segundo e Jimenez (2004). [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_mfmandradebcgzeferino.pdf | 267,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.