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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, Gisele da Silva-
dc.contributor.authorMaciel, Elda Maria Freire-
dc.contributor.authorZeferino, Bárbara Cristhinny Gomes-
dc.date.accessioned2022-05-20T14:16:46Z-
dc.date.available2022-05-20T14:16:46Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Gisele da Silva; MACIEL, Elda Maria Freire; ZEFERINO, Bárbara Cristhinny Gomes. A educação escolar e a negação do conhecimento no sistema capitalista. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 15, p. 123-127, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65989-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectNegação do conhecimentopt_BR
dc.subjectSistema capitalistapt_BR
dc.titleA educação escolar e a negação do conhecimento no sistema capitalistapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho faz um estudo acerca do projeto de negação do conhecimento historicamente acumulado pela humanidade, projeto esse que é engendrado pelo sistema capitalista para ser oferecido à classe trabalhadora no âmbito da educação escolar. Considerando que a escola tem por função precípua possibilitar a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados com o objetivo de desenvolver as potencialidades individuais e genéricas do ser humano, compreendemos que, quando o conhecimento é negado, essa ação tem por objetivo final a reprodução dos princípios que regem uma sociedade dividida em classes sociais antagônicas. Para abordarmos essa temática, ancoramo-nos em uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, embasada por teóricos marxistas que investigam qual a finalidade da educação escolar dirigida para a classe trabalhadora no interior do sistema capitalista. Para darmos conta dessa análise, ancoramo-nos em Marx (2020) e Mészáros (1998). Em Marx, encontramos a crítica à sociabilidade burguesa, colocando em relevo o caráter destruidor dessa mesma sociabilidade; em Mészáros, filósofo marxista do século XX, encontramos a análise quanto ao aprofundamento da barbárie que a lógica do capital impõe sobre a humanidade. Além deles, lançamos mão de autores marxistas como Duarte (2013) e, ainda, Rabelo, Mendes Segundo e Jimenez (2004). [...]pt_BR
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