Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65954
Type: Artigo de Periódico
Title: A formação humana e a práxis revolucionária
Title in English: Human training and revolutionary praxis
Authors: Castro, Vanessa Mariano de
Keywords: Práxis;Formação humana;Revolução;Human formation
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Arma da Crítica
Citation: CASTRO, Vanessa Mariano de. A formação humana e a práxis revolucionária. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 15, p. 77-92, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente exposição perpassa uma análise do processo de formação humana, atravessado por mediações que, na conjuntura hodierna, podem obstaculizar a efetivação da práxis social e revolucionária. Nesse sentido, emerge a oportunidade de resgatarmos o método dialético desenvolvido por Marx e Engels, a fim de verificar a possibilidade de empreender uma análise do processo de formação humana, em seu sentido de compreensão ampla, portanto que envolvem espaço institucionalizados de ensino ou não. Levando em conta alguns pontos importantes, como o esvaziamento no processo crítico-formativo da classe trabalhadora e a consequente escolha de isenção na participação ativa dos processos decisórios em campo político. Para contextualizar tal problemática, é preciso destacar o papel da práxis político educativa para a formação do sujeito revolucionário, partindo do pressuposto da não restrição de luta apenas pela aquisição do patrimônio do saber acumulado, mas por uma compreensão crítica deste, como instigadora do caráter revolucionário de classe. A discussão teórica contempla uma metodologia com base em um estudo de cunho bibliográfico mediada pelas obras de Marx e Engels, bem como de seus intérpretes e estudiosos. Tendo como resultados preliminares o rastreamento de conceitos e categoria no campo do marxismo, tais como, formação do sujeito, práxis revolucionária, práxis político-educativa e a escola burguesa.
Abstract: The present exhibition runs through an analysis of the process of human formation, crossed by mediations that, in today's situation, can hinder the realization of social and revolutionary praxis. In this sense, there is an opportunity to rescue the dialectical method developed by Marx and Engels, in order to verify the possibility of undertaking an analysis of the human formation process, in its sense of broad understanding, therefore involving institutionalized teaching spaces or not. Taking into account some important points, such as the emptying in the critical formative process of the working class and the consequent choice of exemption in the active participation of decision-making processes in the political field. To contextualize this issue, it is necessary to highlight the role of political-educational praxis for the formation of the revolutionary subject, based on the assumption of not restricting the struggle only for the acquisition of the patrimony of accumulated knowledge, but for a critical understanding of it, as an instigator of the character. revolutionary class. The theoretical discussion includes a methodology based on a bibliographical study mediated by the works of Marx and Engels, as well as their interpreters and scholars. Having as preliminary results the tracking of concepts and categories in the field of Marxism, such as, the formation of the subject, revolutionary praxis, political-educational praxis and the bourgeois school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65954
ISSN: 1984-4735
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_art_vmcastro.pdf239,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.