Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Paula Trajano de Araújo-
dc.contributor.authorSilva, Solonildo Almeida da-
dc.contributor.authorJucá, Sandro César Silveira-
dc.date.accessioned2022-05-18T20:17:24Z-
dc.date.available2022-05-18T20:17:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationALVES, Paula Trajano de Araújo; SILVA, Solonildo Almeida da; JUCÁ, Sandro César Silveira. Escola em alinhamento: o Programa Jovem de Futuro como expressão fenomênica da lógica mercantilista sobre o ensino. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 11, n. 15, p. 4-21, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4735-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65940-
dc.description.abstractThe operation of private companies in the development of pedagogical actions in schools has implemented a business culture in the school environment. Considering this context, this article aims to promote, under the prism of historical-dialectical materialism, an analysis of the main guiding material for the actions of Instituto Unibanco Jovem de Futuro (Youth of the Future) Program, the Manual Management Circuit: principle and method - training course of school management for learning outcomes (INSTITUTO UNIBANCO, 2017a). According to the proposed objective, this study has a qualitative approach and is classified as document analysis having as theoretical support for the discussions raised, authors who dialogue with the Marxist theoretical basis. At the end of the investigation, it was concluded that the performance of Instituto Unibanco through the Jovem de Futuro (Youth of the Future) Program in high schools has been marked by a discourse and an operationalization with mercantilist and productivist characteristics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Arma da Críticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPrograma Jovem de Futuropt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.titleEscola em alinhamento: o Programa Jovem de Futuro como expressão fenomênica da lógica mercantilista sobre o ensinopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA atuação de empresas privadas no desenvolvimento de ações pedagógicas nas escolas tem implantado uma cultura empresarial no ambiente escolar. Considerando esse contexto, esse artigo objetiva promover, sob o prisma do materialismo histórico-dialético, uma análise do principal material norteador de ações do Programa Jovem de Futuro do Instituto Unibanco, o manual Circuito de Gestão: princípio e método - percurso formativo de gestão escolar para resultados de aprendizagem (INSTITUTO UNIBANCO, 2017a). De acordo com o objetivo proposto este estudo possui uma abordagem qualitativa e está classificado como análise documental tendo como aporte teórico para as discussões levantadas, autores que dialogam com a base teórica marxista. Ao final da investigação concluiu-se que a atuação do Instituto Unibanco através do Programa Jovem de Futuro nas escolas de Ensino Médio tem sido marcada por um discurso e por uma operacionalização com características mercantilistas e produtivistas.pt_BR
dc.title.enSchool in alignment: the Jovem de Futuro (youth of the future) Program as phenomenical expression of mercantilist logic about teachingpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_ptaalvessasilva.pdf568,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.