Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65926
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Tecnologias digitais via breakout rooms contribuições para o aprendizado colaborativo e a competência na educação
Título en inglés: Digital technologies through breakout rooms: contributions to collaborative learning and competence in education
Autor : Silva, Andréa Soares Rocha da
Bezerra, Fábio Araújo
Nóbrega, Paula Pinheiro da
Oliveira, Francisco Elísio Barbosa de
Rodrigues, Danielle Magalhães
Barros, Marilia Clara Farias
Oliveira, Adara Moura
Palabras clave : TDIC;Breakout rooms;Aprendizagem colaborativa;Facilitação;Collaborative learning;Facilitation
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista Informação em Pauta
Citación : SILVA, Andréa Soares Rocha da; BEZERRA, Fábio Araújo; NÓBREGA, Paula Pinheiro da; OLIVEIRA, Francisco Elísio Barbosa de; RODRIGUES, Danielle Magalhães; BARROS, Marilia Clara Farias; OLIVEIRA, Adara Moura. Tecnologias digitais via breakout rooms contribuições para o aprendizado colaborativo e a competência na educação. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 6, n. especial, p. 151-164, dez. 2021.
Resumen en portugués brasileño: As tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) foram e estão sendo grandes aliadas da Educação no contexto da pandemia. Dessa maneira, não apenas as aulas previstas nas grades curriculares foram adaptadas para o modelo remoto, mas também a maior parte dos eventos e reuniões, sobretudo as de cunho científico. Trata-se de um relato de experiência, por meio do qual serão descritos os detalhes de como foram utilizadas as breakout rooms (salas simultâneas) do Google Meet como estratégia de facilitação de uma oficina realizada no VI Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS). Utilizou-se a estratégia da sala de aula invertida remota, com entrega prévia de conteúdo aos participantes, os quais desenvolveram de forma remota síncrona e colaborativa, recursos educativos digitais, com as ferramentas Canva, Google Sites, Google Forms e PowerPoint online, divididos em salas temáticas simultâneas através do Google Meet. Os participantes registraram satisfação com a estratégia adotada, empolgação com a experimentação prática do que aprenderam, e com a interação com os facilitadores, e ficaram desejosos de explorar as ferramentas das outras salas temáticas. Ofertas futuras da oficina devem ser planejadas de forma a promover a experiência completa aos participantes.
Abstract: Digital information and communication technologies (DICT) were and are being great allies of Education in the context of the pandemic. In this way, not only the classes provided for in the curricula were adapted to the remote model, but also most of the events and meetings, especially those of a scientific nature. This is an experience report, through which the details of how the breakout rooms (simultaneous rooms) of Google Meet were used as a strategy to facilitate a workshop held at the VI International Seminar on Health Information (SINFORGEDS). The remote inverted classroom strategy was used, with prior delivery of content to the participants, who developed, in a remote, synchronous, and collaborative way, digital educational resources, with the tools Canva, Google Sites, Google Forms and PowerPoint online, divided into simultaneous themed rooms through Google Meet. Participants registered satisfaction with the adopted strategy, excitement with the practical experimentation of what they had learned, and with the interaction with the facilitators, and were eager to explore the tools in the other thematic rooms. Future workshop offerings should be planned in a way that promotes the full experience for participants.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65926
ISSN : 2525-3468
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_dmrodriguesmcfbarros.pdf512,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.