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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65864
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento e validação de jogo analógico sobre projeto de vida com adolescente escolares: “GPS da vida” |
Título em inglês: | Development and validation of analog game on project of life with school adolescents: “GPS of life” |
Autor(es): | Araújo, Tamires Maria Silveira |
Orientador: | Vasconcelos, Maristela Inês Osawa |
Coorientador: | Jucá, Paulyne Mattheuws |
Palavras-chave: | jogos;projeto de vida;adolescentes |
Data do documento: | 31-Jan-2022 |
Citação: | ARAUJO,T.M.S. Desenvolvimento e validação de jogo analógico sobre projeto de vida com adolescentes escolares: “GPS da vida” 2022. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família) Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022. |
Resumo: | A adolescência constitui de um processo biológico que envolve o desenvolvimento cognitivo e estruturação da personalidade. O projeto de vida nasce das interações entre o fortalecimento da identidade pessoal e da autoestima, a consciência da responsabilidade pessoal e o vislumbre de oportunidades ou perspectivas de futuro. Assim, a construção de projeto de vida poderá auxiliar no desenvolvimento de competências socioemocionais para o longo da vida. Teve-se como objetivo desenvolver e validar um jogo analógico sobre projeto de vida para adolescentes. Trata-se de uma pesquisa metodológica. Para a criação do jogo, seguiu-se 4 etapas: Game design, Design Gráfico, Fase de teste de jogabilidade e Fase de avaliação. Trata-se de um jogo competitivo, de 4 ou 5 jogadores e nele possui: Um tabuleiro; um tabuleiro de contagem de pontos; 06 cartas de histórias, 17 cartas de competências (para cada jogador), 12 cartas de ação e seis avatares. O jogo recebeu o nome de “GPS da vida” em referência aos caminhos que podem ser traçados dentro do projeto de vida. Quanto a validação, participaram 06 expertises em saúde do adolescente, tendo como perfil: Gênero feminino (100%), 50% eram da faixa etária entre os 30 e 34 anos e 50% com mais de 50 anos; Titulação: Mestrado (33,3%), Doutorado (50%) e Pós-Doutorado (16,7%). Para a análise quantitativa, foi utilizado o IVC individual, Média e Global. Obteve-se 26 itens com valores maiores que I-IVC >80 o que condiz com o eficaz planejamento e levantamento de requisitos para construção do jogo. Cinco dos itens obtiveram pontuação I-IVC <0,80 e tiveram como justificativa maior, o fato de serem itens que deveriam ser avaliados pelo público-alvo. No teste de normalidade de Shapiro-Wilk, dos itens analisados (n=31), 12 seguiram a distribuição normal, enquanto que 18 itens não apresentaram a devida distribuição. Das 35 recomendações obtidas no processo de validação, 28 foram prontamente acatadas, 04 não eram viáveis e 03 são sugestões para o momento de atualização do jogo. Desse modo, conclui-se que o jogo validado por expertises está apto a ser utilizado junto ao público de adolescentes e apresenta coerencia com seus propósitos e objetivos com o qual foi idealizado. Convém destacar que o alcance dos resultados e a vivência dos pressupostos socioemocionais não são obtidos do uso do jogo em si, mas dependem consideravelmente do contexto e intencionalidade do(a) educador(a), utilizando-o dentro de uma lógica da educação em saúde dialógica e participativa |
Abstract: | Adolescence is a biological process that involves cognitive development and personality structuring. The life project is born from the interactions between the strengthening of personal identity and self-esteem, the awareness of personal responsibility and the glimpse of opportunities or perspectives for the future. Thus, the construction of a life project can help in the development of socio-emotional skills for life. The objective was to develop and validate an analog game about life project for teenagers. This is a methodological research. For the creation of the game, 4 steps were followed: Game design, Graphic Design, Gameplay Test Phase and Evaluation Phase. It is a competitive game, with 4 or 5 players and it has: A board; a scoreboard; 06 story cards, 17 skill cards (for each player), 12 action cards and six avatars. The game received the name “GPS of life” in reference to the paths that can be traced within the life project. As for validation, 06 experts in adolescent health participated, with the following profile: Female (100%), 50% were aged between 30 and 34 years and 50% were over 50 years old; Title: Master (33.3%), Doctorate (50%) and PostDoctorate (16.7%). For the quantitative analysis, the individual, Average and Global CVI were used. Twenty-six items were obtained with values greater than I-IVC >80, which is consistent with effective planning and requirements gathering for game construction. Five of the items had an I-IVC score <0.80 and their main justification was the fact that they were items that should be evaluated by the target audience. In the Shapiro-Wilk normality test, of the analyzed items (n=31), 12 followed the normal distribution, while 18 items did not present the proper distribution. Of the 35 recommendations obtained in the validation process, 28 were promptly accepted, 04 were not viable and 03 are suggestions for the time to update the game. In this way, it is concluded that the game validated by expertise is able to be used with the audience of adolescents and presents coherence with its purposes and objectives with which it was idealized. It should be noted that the achievement of results and the experience of socio-emotional assumptions are not obtained from the use of the game itself, but depend considerably on the context and intention of the educator, using it within a logic of health education dialogic and participatory. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65864 |
Aparece nas coleções: | PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_dis_tmsaraujo.pdf | ARAUJO,T.M.S. Desenvolvimento e validação de jogo analógico sobre projeto de vida com adolescentes escolares: “GPS da vida” 2022. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família) Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022. | 10,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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