Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65830
Tipo: Dissertação
Título : Avaliação do capital intelectual nas instituições do terceiro setor que atuam na educação básica e superior
Autor : Costa, Maria do Socorro Cândido da
Tutor: Silva Filho, José Carlos Lázaro da
Palabras clave : Associações sem fins lucrativos;Bens incorpóreos;Capital intelectual
Fecha de publicación : 2015
Citación : COSTA, M. S. C. Avaliação do capital intelectual nas instituições do terceiro setor que atuam na educação básica e superior. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumen en portugués brasileño: Esta dissertação tem como objetivo geral analisar o uso dos indiciadores do capital intelectual nas instituições do terceiro setor que atuam na educação básica e superior, sob a percepção dos seus gestores, utilizando modelo adaptado de Peroba. A revisão da literatura apresentou os aspectos do terceiro setor, o conceito de ativo intangível, capital intelectual, os benefícios de avaliação e modelos de avaliação deste capital. Ainda apresentou o sistema educacional brasileiro para fundamentar o objeto da pesquisa. Esta pesquisa teve caráter de análise estatística descritiva dentro de uma abordagem qualitativa. Para coletar as evidências foi utilizado questionário eletrônico para entrevistas. O roteiro de entrevista foi composto por indicadores que o respondente atribuiu o grau de importância a cada um, a partir dos componentes do capital intelectual – capital estrutural, de relacionamento e humano. A pesquisa conclui que os indicadores com maior grau de importância, na educação básica, se encontram no capital relacional e humano, enquanto que na educação superior são os indicadores vinculados a cada um dos três componentes, havendo prevalência do capital estrutural e humano.
Abstract: This work has as main objective to analyze the use of indiciadores of intellectual capital in the institutions of the third sector working in primary and higher education, in the perception of their managers using adapted model of Peroba. The literature review presented aspects of the third sector, the concept of intangible assets, intellectual capital, the benefits of assessment and evaluation models of this capital. Also presented the Brazilian educational system to support the research object. This research has character of descriptive statistical analysis within a qualitative approach. To collect the evidence was used electronic questionnaire for interviews. The interview guide consisted of indicators that the respondent awarded the degree of importance to each one, from the components of intellectual capital - structural capital, relational and human. The research concludes that the indicators with the highest degree of importance in basic education, are in the relational and human capital, while in higher education are the indicators linked to each of the three components, with prevalence of structural and human capital.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65830
Aparece en las colecciones: PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_dis_msccosta.pdf4,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.