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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65800
Tipo: | Dissertação |
Título: | Representações sociais de crianças sobre corpo negro e cabelo crespo: relações étnico-raciais na Educação Infantil |
Autor(es): | Silva, Kátia Karoline Ferreira |
Orientador: | Petit, Sandra Haydée |
Palavras-chave: | Crianças: corpo negro e cabelo crespo;Literatura infantil afrobrasileira;Relações étnico-raciais;Children: black body and curly hair;Afro-Brazilian children's literature;Ethnic-racial relations |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | SILVA, Kátia Karoline Ferreira. Representações sociais de crianças sobre corpo negro e cabelo crespo: relações étnico-raciais na Educação Infantil. Orientadora: andra Haydée Petit. 2022. 136 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Este estudo buscou refletir sobre as representações sociais das crianças acerca dos marcadores fenotípicos corpo negro e cabelo crespo, fazendo uso metodológico da literatura infantil afrobrasileira. Assim partiu da pergunta: quais as representações sociais das crianças acerca dos marcadores fenotípicos corpo negro e cabelo crespo a partir das vivências pedagógicas realizadas mediante literatura infantil afro-brasileira, durante a pandemia de Covid-19. Para tanto, realizei 7 intervenções pedagógicas com livros de Kiusam de Oliveira, Lucimar Rosa Dias, Sonia Rosa, Cristiane Sousa, dentre outros, de modo remoto durante a pandemia de Covid19 em 2020, com crianças de uma creche da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza/CE. Participaram desta pesquisa sete crianças, com idades entre 5 e 6 anos e a professora responsável pela turma. Para alcançar o objetivo proposto e levando em consideração as limitações impostas pelo isolamento social, efetivei uma pesquisa qualitativa, recorrendo, para aprofundamento das nossas discussões, à pesquisa-ação colaborativa. Como embasamento teórico tive, com relação às representações sociais, Teles (2010), Cruzoé (2014), Trinidad (2011), Santiago (2014), Nunes (2016) e Cardoso (2018), que nos sinalizam novas dimensões sobre o tema para além da denúncia do racismo presente nas nossas relações em sociedade, apresentando também a visão que as próprias crianças negras e não negras têm de suas vidas. Trabalhei também com as reflexões de Gomes (2002, 2003, 2019, 2020) que ajudou a refletir sobre o corpo e o cabelo como símbolos da identidade negra. Como resultados, notei que nas representações sociais das crianças da nossa pesquisa impera a reprodução da falácia da ausência de negros no estado do Ceará, revelada pela utilização da categoria “moreno” como forma de embranquecimento dos corpos negros. Elas nos disseram dos silenciamentos que as afetam, mostrando dificuldades em se reconhecer como negras, como notei por exemplo, pela ausência de cores nos desenhos. Também percebi o silenciamento pelos áudios quando seus marcadores corpo e cabelo nunca eram destacados. Em contrapartida, os cabelos crespos foram vistos, principalmente pelas meninas, de forma positiva, sendo sempre enfatizados em suas falas pelos seus detalhes, penteados e pela força presente nas representações encontradas nas obras utilizadas durante as vivências levadas a cabo no espaço virtual. |
Abstract: | This study sought to reflect on the social representations of children about the phenotypic markers black body and curly hair, making methodological use of Afro-Brazilian children's literature. So it started with the question: what are the social representations of children about the phenotypic markers black body and curly hair from the pedagogical experiences carried out through AfroBrazilian children's literature, during the Covid-19 pandemic.I carried out 7 pedagogical. interventions with books by Kiusam de Oliveira, Lucimar Rosa Dias, Sonia Rosa, Cristiane Sousa, among others, remotely during the Covid-19 pandemic in 2020, with children from a preschool educational center of the Municipal Education Network from Fortaleza/Ceará State. Seven children participated in this research, aged between 5 and 6 years old and the teacher responsible for the class. To achieve the proposed objective and taking into account the limitations imposed by social isolation, I carried out a qualitative research, using collaborative action research to deepen our discussions. As a theoretical basis, in relation to social representations, we read Teles (2010) and Cruzoé (2014); Trinidad (2011), Santiago (2014), Nunes (2016) and Cardoso (2018), which show us new views on the subject in question, in addition to denouncing the racism present in our relationships in society, presenting also the vision that Black and non-black children themselves have of their lives. I also worked with the reflections of Gomes (2002, 2003, 2019, 2020) which helped me reflect upon body and hair as symbols of Black identity. As a result, I noticed that in the words of the children, in this research there is a reproduction of the fallacy of the absence of blacks in Ceará State, revealed by the use of the “moreno” category as a way of whitening Black bodies. They told us about the silences that affect them, showing difficulties in recognizing themselves as Black, as I remarked, for instance, in the absence of colors in the drawings. I also noticed the muting by the audios when their body and hair markers were never highlighted. On the other hand, curly hair was seen, mainly by girls, in a positive way, being always highlighted in their speeches for their details, hairstyles and for the strength present in the representations found in the works used during the experiences built in the virtual space. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65800 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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