Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65796
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santiago, Silvany Bastos | - |
dc.contributor.author | Pereira, Carlos Gutierrez Farias | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T20:06:50Z | - |
dc.date.available | 2022-05-12T20:06:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-25 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Carlos Gutierrez Farias. A utilização do software LibreOffice Calc como recurso tecnológico para o ensino de funções elementares. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65796 | - |
dc.description | Acompanha produto educacional: "Produto educacional: descrição das sessões didáticas para o ensino de funções elementares, utilizando o software LibreOffice Calc como recurso tecnológico". | pt_BR |
dc.description.abstract | The teaching of mathematics has been a challenge for educators in the pursuit of promoting better rates of learning and school success in this discipline. The present work approaches the application of the Fedathi Sequence using digital resources. It began with a bibliographic research that aimed to gather information and data on the subject. For this, a bibliographic survey was carried out from searches in journals from UFC, UECE and academic google. As a theoretical reference, articles, events in congresses and dissertations that served as the basis and development of the research were used. From the researched works, the authors include: Souza (2010), Alves (2011), Andrade (2011), Fontenele (2013), Lopes (2015), Queiroz (2016), Melo (2017), Ferreira (2018), Marques (2019), among others. The methodology is outlined as an action research, as it consisted of an interaction between the researcher and the participants, having a plan for the application and correcting any failures after the results obtained during the training. The research subjects were four Mathematics teachers who accepted the invitation to participate in teacher training. They belonged to the group of teachers at the CAIC Senador Carlos Jereissati School located in Maranguape. In this way, the results showed that teachers learned a new way of transmitting content that aims to give students the opportunity to be protagonists of their own knowledge. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Fedathi, Sequência | pt_BR |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Fedathi, sequence | pt_BR |
dc.subject | Continuing education | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.title | A utilização do software LibreOffice Calc como recurso tecnológico para o ensino de funções elementares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ensino de matemática tem sido um desafio aos educadores na busca da promoção de melhores índices de aprendizagem e sucesso escolar nessa disciplina. O presente trabalho aborda a aplicação da Sequência Fedathi utilizando-se de recursos digitais. Iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica que objetivou reunir as informações e os dados acerca do tema. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico a partir de buscas em periódicos da UFC, da UECE e do google acadêmico. Como referencial teórico, foram utilizados os artigos, os eventos em congressos e as dissertações que serviram de embasamento e desenvolvimento da pesquisa. Dos trabalhos pesquisados, constam os autores: Souza (2010), Alves (2011), Andrade (2011), Fontenele (2013), Lopes (2015), Queiroz (2016), Melo (2017), Ferreira (2018), Marques (2019), dentre outros. A metodologia se delineia como uma pesquisa-ação, pois consistiu em uma interação do pesquisador com os participantes, tendo um planejamento para a aplicação e corrigindo as eventuais falhas após os resultados obtidos durante a formação. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores de Matemática que aceitaram o convite de participar da formação docente. Eles pertenciam ao grupo de professores da Escola CAIC Senador Carlos Jereissati situada em Maranguape. Dessa maneira, os resultados mostraram que os professores aprenderam uma nova forma de transmitir os conteúdos que visa a dar oportunidade aos alunos de serem protagonistas do seu próprio conhecimento. | pt_BR |
dc.title.en | The use of LibreOffice Calc software as a technological resource for teaching elementary functions | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_cgfpereira.pdf | Dissertação | 2,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
2022_pe_cgfpereira.pdf | Produto educacional | 2,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.