Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65786
Type: | TCC |
Title: | Janela: educação para jornalismo |
Authors: | Silva, Laís de Oliveira |
Advisor: | Costa, Rafael Rodrigues da |
Keywords: | Letramento jornalístico;Educação midiática;Jornalismo |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SILVA, Laís de Oliveira. Janela: educação para jornalismo. Orientador: Rafael Rodrigues da Costa. 2022. 38 f. TCC (Graduação em Jornalismo) - Curso de Graduação em Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Considerando o letramento midiático (LIVINGSTONE, 2004) como uma das habilidades fundamentais para tomada de decisões em uma sociedade midiatizada e redacional, o Janela: educação para jornalismo é um projeto de formato multimídia (SALAVERRÍA, 2014) e transmídia (MARTINS;LONGHI, 2015) com foco no letramento jornalístico. Composto por um site e um perfil no Instagram, o projeto é direcionado ao público jovem (15 a 18 anos) e propõe um percurso educativo, interativo e imersivo por aspectos fundamentais do jornalismo: Pauta, Apuração, Edição e Profissão. O objetivo é colaborar para capacitar o público a reconhecer padrões de qualidade no jornalismo e a valorizar o trabalho da imprensa. O site possui Blog, Glossário e Mapas mentais. Foram entrevistados jornalistas, fotojornalistas e pesquisadores do Ceará e de outros estados, além de pessoas da sociedade civil. As entrevistas ocorreram de forma remota via Google Meet, e-mail, telefone e WhatsApp, entre 2021 e 2022. Também foram utilizadas estratégias de gamificação (ALVES, MINHO E DINIZ, 2014) no intuito de criar um maior engajamento no percurso educativo. Recursos digitais que compõem o site foram elaborados por meio de plataformas gratuitas, como o Genially. O projeto tem pretensão de continuar sendo atualizado e, posteriormente, realizar atividades de caráter extensionista. |
Abstract: | Considering media literacy (LIVINGSTONE, 2004) as one of the fundamental skills for decision making in a media and newsroom society, the Janela: education for journalism is a multimedia (SALAVERRÍA, 2014) and transmedia (MARTINS;LONGHI, 2015) project focused on journalism literacy. Composed of a website and an Instagram profile, the project is aimed at a young audience (15 to 18 years old) and proposes an educational, interactive, and immersive journey through fundamental aspects of journalism: Report, Research, Edition, and Profession. The goal is to help train the public to recognize quality standards in journalism and to value the work of the press. The site has a Blog, a Glossary, and mind maps. Journalists, photojournalists and researchers from Ceará and other states were interviewed, as well as people from civil society. The interviews took place remotely via Google Meet, e-mail, telephone, and WhatsApp, between 2021 and 2022. Gamification strategies were also used (ALVES, MINHO, and DINIZ, 2014) in order to create greater engagement in the educational path. Digital resources that make up the site were developed through free platforms, such as Genially. The project intends to continue being updated and, subsequently, to carry out extensionist activities. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65786 |
Appears in Collections: | JORNALISMO - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_losilva.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.