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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65744
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Por uma reconstrução do/no ensino remoto – rascunhos e borrões em um fazer inclusivo no ensino superior |
Other Titles: | Por una reconstrucción de / en educación a distancia - borrar y blots en un hacer inclusivo en educación superior |
Title in English: | For a reconstruction of/in remote education - drafts and smudges in an inclusive doing in higher education |
Authors: | Aguiar, Ana Lúcia Oliveira Freitas, Charles Lamartine de Sousa Ramos, Rosilene da Costa Bezerra Costa, Francisco Mayccon Passos |
Keywords: | Reconstruções;Ensino remoto;Ensino superior;Inclusão;Reconstructions;Remote teaching;Higher education;Inclusion;Reconstrucciones;Enseñanza remota;Enseñanza superior;Inclusión |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | AGUIAR, Ana Lúcia Oliveira; FREITAS, Charles Lamartine de Sousa; RAMOS, Rosilene da Costa Bezerra; COSTA, Francisco Mayccon Passos Costa. Por uma reconstrução do/no ensino remoto – rascunhos e borrões em um fazer inclusivo no ensino superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, n. 86, p. 300-312, set./dez. 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo reflete sobre o Ensino Remoto com foco inclusivo no Ensino Superior. A relevância deste estudo alicerça-se na centralidade do pensar sobre o cotidiano dos estudantes com deficiência diante dos desafios do Ensino Remoto, a saber, utilização de recursos digitais no processo de aprendizagem. As políticas de in- clusão trazem um pensar sobre o conceito de deficiência quanto às barreiras ati- tudinais, conceituais e procedimentais. Três movimentos cercam este estudo, a saber, o primeiro, um trilhar pelo que prescreve a legislação para pessoas com deficiência; o segundo, um foco teórico centrado nas discussões sobre as bar - reiras de acessibilidade comunicacional e de tecnologia assistiva, inclusão e o ensino remoto; o terceiro, desenhos e borrões na construção de caminhos inclu- sivos para a aprendizagem com personalização e flexibilidades. Percebemos re- construções em tempos de ensino remoto, com novas iniciativas, novos fazeres, fazeres colaborativos com o parar para pensar, escutar, olhar, sentir e ir mais de- vagar a rascunhos e borrões. Estamos certos de que a atenção ao que prescrevem as políticas de inclusão, o alargamento da leitura sobre o conceito de inclusão e a experiência, com base no narrar dos estudantes, são dimensões centrais da recep- tividade, da disponibilidade e da abertura para vivenciar o ensino remoto com personalização e flexibilização. A alteridade, caminho com argumento da experiência, vivifica, a partir de uma reflexão de si sobre si para pensar sobre o outro, cuja experiência é para cada um singular. |
Abstract: | This article is about remote teaching and focuses specifically on inclusion in Higher Education. The relevance of this study is based upon reflection on the daily lives of disabled students concerning the challenges of remote education and more precisely the use of digital resources in the learning process. Inclusion policies bring to mind the concept of impairment in terms of attitudinal, conceptual and procedural barriers. There are three aspects related to this study: the first one is about the legislation for disabled people, the second one focuses on theoretical discussions about the barriers of communication; assistive technology, inclusion, and remote learning. The last one is the development of strategies for inclusion focused on learning. We’ve noticed reformulations in the educational practice in remote teaching time, with new initiatives, new practices, collaborative experiences and actions that promote listening, to observe the paths of people with disabilities. We are aware that attention to inclusion policies, the reading on the concept of inclusion, and the experience, based on students’ experiences, are central dimensions for the formation of personalized and flexible remote teaching. Alterity is a path that involves experience from self-reflection to be able to think of others, considering that each experience is unique for each individual. |
Abstract in Spanish: | Este artículo trata sobre la enseñanza remota con foco en la inclusión en la Enseñanza Superior. La relevancia de este estudio se encuentra en el pensar del cotidiano de los estudiantes con deficiencia delante de los desafíos de la Enseñanza Remota, a saber, la utilización de los recursos digitales en el proceso de aprendizaje. Las políticas de inclusión traen un pensar sobre el concepto de deficiencia cuanto a las barreras actitudinales, conceptuales e procedimentales. Tres ejes cercan el estudio, el primero una visión relativa a lo que se presenta en la legislación sobre las personas con deficiencia; el segundo, un foco teórico centrado en las discusiones sobre las barreras de accesibilidad comunicativa e de la tecnología asistida, inclusión en la enseñanza remota. El tercero, dibujos y borrones en la construcción de los caminos inclusivos para el aprendizaje personalizado y flexible. Percibimos reformulaciones en la practica educativa en tiempo de enseñanza remota, con nuevas iniciativas, nuevas praxis, experiencias colaborativas, para escuchar, observar los caminos de las personas con deficiencia. Somos conscientes que la atención a las políticas de inclusión, la profundización de las lecturas sobre el concepto de inclusión y la experiencia, con base en las vivencias de los estudiantes, son dimensiones centrales para a conformación de una enseñanza remota personalizada y flexible. La alteridad, camino como argumento de la experiencia, vivencia a partir de una reflexión sobre si para pensar sobre el otro, cuja experiencia es para cada uno singular. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65744 |
ISSN: | 2526-0847 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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