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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65720
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Apresentação do Dossiê “Evasão escolar em tempos de adversidade: saberes, políticas e práticas” |
Otros títulos : | Dosier de presentación "Evasionesescolares en tiempos de adversidad: conocimientos, políticas y prácticas" |
Título en inglés: | Presentation Dossier "School dropout in times of adversity: knowledge, policies and practices" |
Autor : | Fritsch, Rosângela Oliveira, José Adelmo Menezes de Nascimento, Ana Paula Leite Barros, Giuliana de Sá Ferreira Silva, Cláudia Cunha Torres da |
Palabras clave : | Evasão escolar;Pandemia da Covid-19;Produção de conhecimento;Ausência de políticas públicas |
Fecha de publicación : | 2021 |
Editorial : | Revista Labor |
Citación : | FRITSCH, Rosângela; OLIVEIRA, José Adelmo Menezes de; NASCIMENTO, Ana Paula Leite; BARROS. Giuliana de Sá Ferreira; SILVA, Cláudia Cunha Torres da. Apresentação do Dossiê “Evasão escolar em tempos de adversidade: saberes, políticas e práticas”. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 8-10, jul./dez. 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Há, no mundo, um processo de agravamento das desigualdades socioeducacionais, com repercussão mais intensa nos países pobres e em desenvolvimento, cujos efeitos diretos e nefastos recaem sobre os territórios e as populações trabalhadoras, periféricas, negras, quilombolas, indígenas, pessoas com necessidades específicas e/ou deficiências e estudantes de escolas públicas. No caso brasileiro não se vê propostas de enfrentamento a esse quadro. A situação se agrava quando observamos o movimento da Conferência Nacional de Educação a ser realizada em 2022, com a prospecção de um Plano Nacional de Educação 2024-2034 indicando forte ameaça às escolas públicas e forte privilégio ao mercado educacional. Em oposição, movimentos sociais, estudantes e trabalhadores/as da educação lutam em defesa da educação pública, gratuita, laica, inclusiva e popular, com gestão democrática e de qualidade social para todos/as/es. Criado pelo Ministério da Educação (MEC), em março de 2021, o Programa Brasil na Escola tem o propósito de mitigar a evasão, induzir e fomentar a permanência, as aprendizagens e a progressão dos/as estudantes das séries finais do Ensino Fundamental até 2022. Ele constitui-se em uma ação tardia, episódica e de abrangência limitada, ao deixar para trás os/as estudantes da Educação Básica, Profissional e Superior e destinar-se a somente 15 mil escolas. A despeito desse programa, mantém-se intocada a já histórica situação de precariedade das escolas públicas brasileiras. Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2019 demonstram que mais da metade das salas de aula das escolas públicas, que atendem 80% dos/as estudantes matriculados/as na Educação Básica, são inadequadas a um atendimento de qualidade. A sistemática redução do número de inscritos/as no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) comparativamente entre o ano de 2016 com 8.627.371 e 2021 com 4.004.764 indica o crescimento da taxa de evasão escolar no Brasil. Desse modo, evidencia-se a inação do MEC, a fragilidade e a inadequação das políticas públicas do governo brasileiro nos últimos 5 anos relativas à recuperação das lacunas de aprendizagem e enfrentamento da evasão escolar. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65720 |
ISSN : | 1983-5000 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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