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dc.contributor.authorSilva, Jeane de Lima-
dc.contributor.authorAzevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.date.accessioned2022-05-10T14:59:32Z-
dc.date.available2022-05-10T14:59:32Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Jeane de Lima; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. A voz da evasão escolar: um estudo de caso no Campus Avançado Manacapuru. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 275-297, jul./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65712-
dc.description.abstractThe expansion of the Federal Education Network brought numerous challenges and among them the performance in the face of school dropouts on the Manacapuru Advanced Campus, especially in the subsequent modality and the reasons that led students to drop out.Thus, this article aimed to identify which factors have led students from the subsequent modality of the Manacapuru Advanced Campus to dropout. The method used in the research was divided into two aspects: as for the purposes, the research was bibliographical and descriptive, as for the means, the case study on that campus was used to know the factors of school dropout in 2019. Fifteen dropout students participated in the research, 05 professors, 05 technical-administrative servers and the campus manager. The research results, based on the data analysis spiral method, pointed out the main factors that have led students from the subsequent modality to dropout, which are: studying higher education at another institution; the feeling of dismay with the course;financial difficulties for not having a professional occupation; sick leave and new job; insecurity and personal difficulties. The conclusion points out that the Student Assistance policies within the IFAM are essential for the permanence of students, but factors external to the institution, combined with family, social and financial problems were more relevant in the decision of students to complete or not the subsequent technical courses they started.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Tecnológicapt_BR
dc.subjectPermanência na escolapt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectFormación tecnológicapt_BR
dc.subjectQuedarse en la escuelapt_BR
dc.subjectTechnological formationpt_BR
dc.subjectStaying at schoolpt_BR
dc.titleA voz da evasão escolar: um estudo de caso no Campus Avançado Manacapurupt_BR
dc.title.alternativeLa voz de la deserción escolar: un estudio de caso en el Campus Avanzado de Manacapurupt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA expansão da Rede Federal de Educação trouxe inúmeros desafios e dentre eles a atuação frente à evasão escolar no Campus Avançado Manacapuru sobretudo na modalidade subsequente e nos motivos que levaram os alunos a evadirem. Assim, este artigo teve como objetivo identificar quais fatores têm levado à evasão escolar alunos da modalidade subsequente do Campus Avançado Manacapuru. O método utilizado na pesquisa se dividiu sob dois aspectos: quanto aos fins a pesquisa foi bibliográfica e descritiva, quanto aos meios foi utilizado o estudo de caso no referido campus para conhecimento dos fatores de evasão escolar em 2019. Participaram da pesquisa 15 alunos evadidos, 05 professores, 05 servidores técnicos-administrativos e o gestor do campus. Os resultados da pesquisa, a partir do método da espiral de análise de dados, apontaram os principais fatores que têm levado os alunos da modalidade subsequente à evasão que são: cursar um ensino superior em outra instituição; a sensação de desânimo com o curso; dificuldades financeiras por não possuir ocupação profissional; afastamento por saúde e novo emprego; insegurança e dificuldades pessoais. A conclusão aponta que as políticas de Assistência estudantil dentro do IFAM são essenciais para permanência dos alunos, porém fatores externos à instituição, aliados a problemas familiares, sociais e financeiros foram mais relevantes na decisão dos alunos de concluírem ou não os cursos técnicos subsequentes que iniciaram.pt_BR
dc.description.abstract-esLa ampliación de la Red Educativa Federal trajo numerosos desafíos y entre ellos el desempeño frente a la deserción escolar en el Campus Avanzado de Manacapuru, especialmente en la modalidad posterior y las razones que llevaron a los estudiantes a la deserción. Así, este artículo tuvo como objetivo identificar qué factores han llevado a los estudiantes de la modalidad posterior del Campus Avanzado de Manacapuru a la deserción. El método utilizado en la investigación se dividió en dos aspectos: en cuanto a los propósitos, la investigación fue bibliográfica y descriptiva, en cuanto a los medios, se utilizó el estudio de caso en ese campus para conocer los factores de deserción escolar en 2019. Quince alumnos que abandonaron la escuela. En la investigación participaron 05 profesores, 05 servidores técnico-administrativos y el director del campus. Los resultados de la investigación, basados en el método de análisis de datos en espiral, señalaron los principales factores que han llevado a los estudiantes de la modalidad posterior a la deserción, que son: cursar estudios superiores en otra institución; el sentimiento de consternación con el curso; dificultades económicas por no tener una ocupación profesional; baja por enfermedad y nuevo trabajo; inseguridad y dificultades personales. La conclusión señala que las políticas de Atención al Estudiante dentro del IFAM son fundamentales para la permanencia de los estudiantes, pero factores externos a la institución, combinados con problemas familiares, sociales y económicos fueron más relevantes en la decisión de los estudiantes de completar o no la posterior técnica. cursos que comenzaron.pt_BR
dc.title.enThe voice of school dropout: a case study on the Manacapuru Advancedpt_BR
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