Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65711
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Desigualdade e pandemia: crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e o acesso as aulas remotas |
Título(s) alternativo(s): | Desigualidad y pandemia: niños y jóvenes en situación de vulnerabilidad social y acceso a clases remotas |
Título em inglês: | Inequality and pandemic: children and young people in a situation of social vulnerability and access to remote classes |
Autor(es): | Cherutti, Tauana Zucchetti, Dinora Tereza |
Palavras-chave: | Exclusão escolar;Desigualdade entre classes;Educação;Inequality between classes;Exclusión de la escuela;Desigualdad entre clases;Exclusion from school |
Data do documento: | 2021 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Labor |
Citação: | CHERUTTI, Tauana; ZUCCHETTI, Dinora Tereza. Desigualdade e pandemia: crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e o acesso as aulas remotas. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 262-274, jul./dez. 2021. |
Resumo: | O presente texto aborda os conceitos que permeiam o ensino remoto instaurado como medida emergencial pelo fechamento das escolas brasileiras devido a pandemia da Covid-19. A investigação está em fase inicial e compõe o projeto de dissertação, em que objetiva-se compreender o acesso às aulas online de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de um levantamento bibliográfico, a partir de autores que evidenciam as desigualdades na educação durante o período de fechamento das instituições escolares. Nesse cenário, o Brasil se tornou o país que permaneceu por mais tempo nessa condição, em que uma grande parcela da população, pertencentes as classes D e E, não possuíam acesso à recursos tecnológicos ou não detinham conhecimento para utilizá-la de forma eficiente. Tendo em vista esses aspectos, somados à aprendizagem interrompida, má nutrição, pais despreparados, lacunas nos cuidados com as crianças, isolamento social e aumento de taxas de evasão escolar, demonstram os impactos negativos da ausência da continuidade no processo de ensino. Desse modo, foi evidente a falta de políticas públicas visando o acesso de todos os estudantes à educação conforme o direito presente na Constituição Federal de 1988. |
Abstract: | This text addresses the concepts that permeate remote education introduced as an emergency measure by the closing of Brazilian schools due to the Covid-19 pandemic. The investigation is in its initial phase and composes the dissertation project, which aims to understand the access to online classes for children and young people in situations of social vulnerability. This is a bibliographical survey, based on authors who highlight the inequalities in education during the closing period of school institutions. In this scenario, Brazil became the country that remained in this condition for the longest time, in which a large portion of the population, belonging to classes D and E, did not have access to technological resources or did not have the knowledge to use them efficiently. In view of these aspects, added to interrupted learning, poor nutrition, unprepared parents, gaps in child care, social isolation, and increased school dropout rates, demonstrate the negative impacts of the lack of continuity in the teaching process. Thus, the lack of public policies aimed at the access of all students to education according to the right present in the Federal Constitution of 1988 was evident. |
Resumen: | Este texto aborda los conceptos que permean la educación remota introducida como medida de emergencia por el cierre de escuelas brasileñas debido a la pandemia Covid-19. La investigación se encuentra en su fase inicial y compone el proyecto de tesis, que tiene como objetivo comprender el acceso a clases en línea para niños y jóvenes en situaciones de vulnerabilidad social. Se trata de un relevamiento bibliográfico, basado en autores que destacan las desigualdades en educación durante el período de cierre de las instituciones escolares. En este escenario, Brasil se convirtió en el país que permaneció en esta condición por más tiempo, en el que una gran parte de la población, perteneciente a las clases D y E, no tenía acceso a los recursos tecnológicos o no tenía los conocimientos para utilizarlos. eficientemente. Ante estos aspectos,sumados a la interrupción del aprendizaje, la mala alimentación, la falta de preparación de los padres, las brechas en el cuidado de los niños, el aislamiento social y el aumento de las tasas de deserción escolar, demuestran los impactos negativos de la falta de continuidad en el proceso de enseñanza. Así, se evidenció la falta de políticas públicas orientadas al acceso de todos los estudiantes a la educación conforme al derecho presente en la Constitución Federal de 1988. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65711 |
ISSN: | 1983-5000 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_tcheruttidtzucchetti.pdf | 264,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.